quarta-feira, 18 de maio de 2016

POR QUE SOU PEDOBATISTA?

No dia 29 deste mês, eu vou batizar meu filho e alguns irmãos em Cristo que tem muita dificuldade de aceitar o pedobatismo tem me perguntado qual é a base Bíblica para o pedobatismo?

Então eu gostaria aqui de fazer algumas considerações sobre o pedobatismo, eu já tratei aqui no meu blog sobre este assunto, mas penso que vale apena falar de novo sobre este assunto.

A primeira coisa que eu começo a falar é que a prática de batizar os filhos dos cristãos vem desde os primórdios do cristianismo. Pais da Igreja, como Irineu (século II), se referem ao batismo infantil. Orígines (século IV) foi batizado quando criança. Hoje, milhares de cristãos evangélicos no mundo continuam a prática, embora alguns pais permitam que seus filhos sejam batizados apenas porque faz parte da tradição religiosa na qual nasceram. Para outros, o batismo é um ato pelo qual consagram seus filhos ao Senhor, com votos solenes de educá-los nos caminhos de Deus até, a idade da razão.

Segunda coisa eu acredito estar seguindo a tradição bíblica, que remonta ao tempo do Antigo Testamento, e que não foi abolida no Novo, de incluir os filhos dos fiéis na aliança de Deus com o seu povo. Vou Batizar meu filho (Davi Plaza) crendo que, através desse rito iniciatório, ele passará a fazer parte da Igreja visível de Cristo aqui na terra. Minha crença sé baseia no fato de que, quando Deus fez um pacto com Abraão, incluiu seus filhos na aliança, e determinou que fossem todos circuncidados (Gn. 17.1-14). A circuncisão, na verdade, era o selo da fé que Abraão tinha (ver Rm 4-3,11 com Gn 15.6), mas, mesmo assim, Deus determinou-lhe que circuncidasse Ismael e, mais tarde, Isaque, antes de completar duas semanas (Gn. 21.4). Abraão creu e o sinal da sua fé foi aplicado à Isaque, mesmo quando este ainda não podia crer como seu pai. Mais tarde, quando Moisés aspergiu com o sangue da aliança as tábuas da Lei dada por Deus, aspergiu também todo o povo presente no monte Sinai, incluindo obviamente as mães e seus filhos de colo (Hb 9.19-20).

A terceira coisa que me faz batizar o meu filho é que eu creio que a Igreja cristã é a continuação da Igreja do Antigo Testamento. Símbolos e rituais mudaram, mas é a mesma Igreja, o mesmo povo. O Sábado tomou-se em Domingo, a Páscoa, em Ceia, e a circuncisão, em batismo. Os crentes são chamados de "filhos de Abraão" (Gl 3.7,29) e a Igreja de "o Israel de Deus" (Gl 6.16). Não é de se admirar que Paulo chame o batismo de "a circuncisão de Cristo" (Cl 2.11-11). 
Então será com grande alegria não só para mim, mas também para minha mulher de ver o nosso filho receber o selo da fé que minha esposa e eu temos no Senhor Jesus. Deus sempre tratou com famílias (Dt 29.9-12), embora nunca em detrimento da responsabilidade individual. Assim, Deus mandou que Noé e sua família entrassem na arca (Gn. 7.1), chamou Abraão e sua família (Gn 12.1-3) e castigou Acã, Coré e suas famílias juntamente. Paulo, ao refletir sobre a história de Israel e ao mencionar a passagem dos israelitas pelo Mar Morto, diz que todo o povo foi batizado com Moisés, na nuvem e no mar inclusive as crianças, é claro, pois havia milhares delas (1 Co 10.1-4). Não é de se admirar, portanto, que Pedro, no dia de Pentecostes, ao chamar os ouvintes ao arrependimento, à fé em Cristo e ao batismo, disse-lhes que a promessa do Espírito Santo era para eles e para seus filhos (At 2.38-39). E não é de admirar que os apóstolos batizavam casas inteiras em suas viagens missionárias: Paulo batizou Lídia e toda sua casa (,At. 16.15), o carcereiro e todos os seus (At 16.3233), a casa de Estéfanas (1 Co 1.16). É verdade que não se mencionam crianças nessas passagens, mas o entendimento mais natural de "casa" e "todos os seus" é que se refira à família do que creu e fica difícil imaginar que, se houvesse crianças, elas teriam sido excluídas. Pois, para Paulo, os filhos dos crentes eram "santos" (1 Co 7.14), ao contrário dos filhos dos incrédulos. Talvez ele estivesse seguindo o que o Senhor Jesus havia dito, que não impedissem as crianças de virem a Ele (Mc 10.13-16).

Então resumindo tudo o que eu falei aqui por meio da pergunta que me fazem: Por que você deseja batizar seu filho?

Por que a Bíblia ensina que o símbolo da salvação é para ser dado aos filhos de pais crentes. No Antigo Testamento, o símbolo era a circuncisão. No Novo Testamento, o símbolo é o batismo. O batismo do meu filho simboliza a realidade de que ele têm sido separados para Deus. Neste batismo, os pais realizam um pacto comprometendo-se a criar seus filhos mediante a instrução de seu Senhor. Tal batismo é um chamado às crianças para confessarem a Cristo como seu Salvador desde sua tenra idade.
Foi Deus quem iniciou, pôs os termos e selou Seu pacto com Seu povo. Graciosamente Ele Se compromete a cumprir Sua Palavra. E Ele chama a Seus filhos e os filhos de Seus filhos a manter Seu pacto e a conhecer Sua bênção de geração em geração.

Deus abençoe a todos, e que você pai e mãe que confessa Jesus como único salvador e que ainda não levou o seu filho (a) ao batismo faça isso. Pois se vocês não sabem seus filhos fazem parte do pacto da aliança que um dia o Senhor fez com vocês e esta aliança se estendeu aos filhos. 

WILSON.  



Sem comentários:

Enviar um comentário