"Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?
Paulo dirige três perguntas aos orgulhosos da igreja de coríntios,
que consideravam-se superiores aos outros, seja por serem discípulo deste ou
daquele apóstolo, seja por terem este ou aquele dom. Mas as perguntas não são
cabíveis apenas à igreja de coríntios precisamos considerá-las como se
dirigidas diretamente a cada um de nós. Ainda que não as respondamos
publicamente.
TEMA:
Três perguntas para você
O que Paulo que dizer com essa primeira pergunta é: Não há
diferença essencial entre duas pessoas. E espiritualmente falando, todos nasceram
na mesma condição. Como disse o apóstolo
Paulo em Rm 5.12 “Portanto, assim como
por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também
a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”.
Ou seja, todas as pessoas se encontram na mesma situação, por
isso Paulo vai dizer, “Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o
mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam”. (Rm.10.12),
pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.
O que Paulo que dizer com essas palavras é: Não importa o
gênero, não interessa a idade, a classe social ou raça isso não distingue uma
pessoa diante de Deus quanto à aceitação ou capacidade, melhor dizendo,
incapacidade de agradá-lo.
Porém, a pergunta do apóstolo Paulo pressupõe uma diferença.
Toda a humanidade está divida em classes: os perdidos e os salvos, sendo que
estes últimos pertenciam anteriormente ao primeiro grupo. (dos perdidos) Por isso Paulo vai dizer em
Efésios cap.2.3 (entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as
inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e
éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais)
Portanto meus irmãos; Existem “diferença entre o justo e o
ímpio, entre os que servem a Deus e os que não o servem” Essa diferença que
não existia antes passou a existir. Iguais em pecado e culpa, tornam-se
diferentes e justificados, num dizer, os salvos sobressaem do contingente de
perdidos.
2)Mas Paulo nos faz uma segunda pergunta E que tens tu que não
tenhas recebido?
Da pergunta conclui-se que a diferença não se deve a nada
essencial ou inerente a você. Não é algo que você ou contém em sua natureza,
mas algo que você passa a
possuir. O que diferencia o salvo do perdido não é nada em sua
constituição, mas a fé depositada na pessoa e obra de Jesus Cristo. Mas mesmo
essa mesma fé não é própria de todos os homens, nem mesmo de alguns homens, mas
é recebida como presente.
Por isso Paulo vai dizer em Efésios 2.8 (Porque pela graça sois
salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus) A fé, e tudo o
mais que precisamos para nossa vida na terra e felicidade no céu nos é dada
pelo Senhor. Como diz o apóstolo Pedro “Visto como, pelo seu divino poder, nos
têm sido doados todas as coisas que conduzem á vida e á piedade, pelo
conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e
virtude”.
Tampouco é o caso de dizermos que Paulo está enfatizando o fato
de você ter recebido e que este ato que te diferencia. Se assim fosse, o seu
esforço para corrigir o orgulho espiritual seria anulado pela própria afirmação
e sua pergunta seguinte perderia sentido. O motivo pelo qual a fé e tudo o mais
que compõe a salvação é um dom de Deus “para
que ninguém se glorie” Isto nos leva para a terceira e ultima pergunta.
3)E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não
tiveras recebido?
Como pecador, você e eu éramos exatamente iguais aos filhos da
ira, na verdade, éramos um deles. Então Deus nos deu o Espírito Santo e a fé, e
assim eu e você fomos diferenciados dos demais, passando a ser filho de Deus. O
perigo agora é que você, olhando para a sua nova posição diante de Deus, venha
a se orgulhar, como se de alguma forma tivesse contribuído para estar onde e
como está. Paulo nesta pergunta esta mostrando o absurdo disso, uma vez que
você era tão pecador quanto os demais e que não foi aceito como justo diante de
Deus devido à sua natureza inclinada para o pecado. Não foi nada que você
tivesse ou que viesse a ter de si mesmo que te diferenciou dentre os pecadores,
mas Deus te fez diferente por meio daquilo que te deu que é a graça o favor imerecido.
Sendo assim, pergunta o apóstolo Paulo em Rm 3.27 “Onde, pois, a
jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrario,
pela lei da fé”. Duas coisas contribuem para que todo motivo de orgulho seja
aniquilado. Negativamente, o fato de que você não era
capaz, nem mesmo potencialmente capaz, de obedecer a Lei. Nisto, você era tal e
qual o pior dos pecadores. Positivamente, a fé que te diferencia diante do
tribunal de Deus é um dom, que lhe foi dado incondicionalmente, portanto, conta
crédito para Deus e não para você. Você é humilhado por falhar na obediência da
Lei e Deus é glorificado por te salvar mediante a fé, por meio da graça como presente imerecido
Dele.
Conclusão:
As respostas às
três perguntas são as seguintes. A primeira questão deve ser respondida
afirmando-se que é Deus quem nos diferencia. A resposta da segunda é que não
temos nada que Deus, graciosamente não nos tenha dado. E finalmente, a última pergunta não
pede resposta. Mas reconhecimento que do Senhor é a salvação, por Jesus Cristo
que é o Autor e Consumador da fé que nos salva.
Que Deus nos
abençoe.
Wilson Plaza
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