Quando em teologia falamos da “ordem da salvação” (Ordo Salutis), estamos falando das diferenças partes da salvação como elas são aplicadas e dadas ao povo de Deus pelo Espírito Santo. Em outras palavras, a “ordem da salvação” descreve a obra do Espírito de Deus em nós.
· O conceito Reformado na ordem da salvação (Ordo Salutis)
Primeiro o Chamado Eficaz deve vir antes da Fé, caso contrário temos a fé como uma obra do homem, que é o conceito ARMINIANO E CATÓLICO.
Todos os que estão em Cristo, foram chamados pela graça de Deus.
Segundo a Regeneração é uma obra que Deus faz na vida do ser humano, ou seja, é um ato de Deus por meio do qual o princípio da nova vida é implantado no ser humano.
Terceiro a Conversão. Na conversão a pessoa desperta para uma garantia de que todos os seus pecados estão perdoados na base dos méritos de Jesus Cristo.
A conversão marca o princípio consciente da morte da velha vida e o surgimento da nova vida em Cristo.
Deus é o autor da conversão na vida do ser humano.
Quarto Arrependimento. Junto com a fé, são os dois ingredientes necessários para que haja conversão.
As escrituras ensinam que o arrependimento é um ato interno e não deve confundir –se com a mudança de vida que flui dele. A confissão de pecados e a reparação dos erros cometidos, são frutos do arrependimento.
Quinto a Fé. Consiste no reconhecimento da verdade e a pessoa aceita tudo o que Deus diz nas escrituras, especialmente quando a depravação total do ser humano e acerca da redenção que há em Cristo Jesus. A fé produz: Esperança, Alegria, Paz, Confiança e ousadia na pregação da palavra de Deus.
Sexto Justificação. A justificação é um ato judicial de Deus no qual ele declara, sobre a base da justiça de Jesus Cristo que todas as demandas da lei estão satisfeitas com respeitos ao pecador. A justificação remove a culpa do pecado e restaura ao pecador todos os direitos filiais incluindo em seu estado como filhos de Deus. A justificação acontece de uma vez para sempre, é um ato único. Ou é completamente justificado ou não é.
Sétimo Santificação é uma obra realizada no interior do ser humano ou seja, a mortificação da velha natureza, o corpo do pecado a mancha e a corrupção do pecado se vai removendo gradualmente . É a crucificação da velha natureza em Cristo.
Deus é o autor da santificação e não o homem, a santificação é um processo lento e nunca alcança a perfeição nesta vida, a santificação plena é alcançada somente no reino eterno.
Oitavo Perseverança dos santos. Aqueles a quem Deus regenerou e chamou eficazmente a um estado de graça, não podem cair nem total nem finalmente daquele estado, senão que perseverarão com toda a segurança e até o fim e serão salvos por toda a eternidade.
Perseverança: Aquela operação continua do Espírito Santo no crente, mediante a qual a obra da graça divina que teve início no coração irá continuar até ser completada.
Nono. Glorificação. A glorificação é o passo final da aplicação da redenção. Ocorrerá quando Cristo voltar e levantar dentre os mortos o corpo de todos os cristãos que morreram, de todas as épocas. Muito embora a glorificação seja um fato consumado nos decretos de Deus, há de historificar-se apenas na segunda vinda de Jesus. Nós que já fomos salvos da condenação do pecado e estamos sendo salvos do poder do pecado, seremos, então, salvos da presença do pecado. Receberemos um corpo imortal, incorruptível, poderoso, glorioso e celestial, semelhante ao corpo da Glória de Cristo. Essa expectativa não é apenas uma vaga esperança, mas uma certeza inabalável. Nós que fomos escolhidos na eternidade e chamados eficazmente no tempo, seremos recebidos na Glória.
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