sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A gloria da Pessoa e obra de Jesus Cristo.

Texto Bíblico: Colossenses capítulo 1. Versos 15-17
Introdução:
            Em nossos dias, Cristo tem sido alvo de uma série de interpretações. Muitos liberais e neo-ortodoxos têm dado interpretações diversas para o significado de Jesus. Variando desde um Jesus homem até um Jesus mito.
            Paulo tinha em mente revelar quem era o Jesus que havia entregado a sua vida com o objetivo de reconciliar o universo com Deus. Os cristãos da igreja em Colossos precisavam entender com profundidade quem era Cristo. Provavelmente, aqueles que estavam tentando desviar a fé o entendiam como sendo um homem qualquer, mostrando assim o total desconhecimento que tinha de Deus em Cristo.
            Muitos dos aspectos da pessoa de Cristo são fundamentais para a fé. Dessa forma, qualquer que seja a omissão que façamos desses aspectos fundamentais estará compactuando de outra religião, não a cristã. Diante de tão grande importância, Paulo nos revela quem é Jesus Cristo.
Tema: A GLÓRIA DA PESSOA E OBRA DE CRISTO
1)    JESUS É A REVELAÇÃO VISÍVEL DO DEUS INVISÍVEL (v.15)
            Após ter enfatizado a libertação do pecado operada pelo sangue de Jesus, Paulo revela quem é aquele homem que subiu àquela cruz. Talvez tenha em mente o interesse de ressaltar o fato de que não era um homem comum que havia realizado a libertação dos cristãos. Houve no decurso da história cristã, heresias que não aceitaram a Jesus como homem-Deus. Possivelmente, aqueles hereges que praticavam uma religiosidade grego-judaica negassem esse fato. Daí Paulo revela que Jesus “é a imagem do Deus invisível” (Palavra conhecida pela Teologia como Imago Dei)
            A palavra imagem no grego é eikon - ícone [1] que significa (impressão, tipo, figura). A idéia aqui não é de semelhança, mas de exatidão.
Meus irmãos não há nada que precisamos saber sobre Deus que não vemos em Jesus.
            Jesus é a manifestação visível do invisível. Eu ouvi em uma das aulas de Teologia Sistemática aqui no seminário. “Jesus é a expressão tangível do intangível”. Ele é o novo Adão, que foi feito à imagem de Deus.
            Deus criou o homem para ter comunhão com Ele. Quando sua imagem foi corrompida pela queda, quando aquela imagem ficou ofuscada e a comunhão quebrada, tinha que dar outro jeito para o homem conhecê-lo. E a forma foi na pessoa do seu Filho Jesus. Jesus nos mostraria o que perdemos da Imagem de Deus. Ele não somente resgataria a imagem de Deus no Homem, mas restauraria o relacionamento entre Deus e o homem enquanto ele mesmo seria o perfeito espelho de Quem Deus é! Meus irmãos Jesus foi o espelho, limpou o espelho, e trouxe o novo espelho para junto do Pai para que nós também pudéssemos ser espelho da sua glória.
            Em Cristo a revelação de Deus se tornou singular, uma vez que os homens puderam perceber a materialização do Deus invisível. Cristo foi homem com todos os atributos de Deus e de homem, para que pelo seu corpo pudesse assim expiar o pecado dos homens. Além disso, nos revelou todo o amor de Deus. Creio que se Deus tivesse se materializado como uma árvore, ou como uma pedra eu não poderia ter sentido a sua solidariedade para comigo como Jesus expressou quando esteve nesse mundo. Na epístola aos Hebreus no capítulo 2. Versos 17, 18 nos diz: “Por isso mesmo, convinha que, em todas as cousas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas cousas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo”. E o verso 18 diz: “Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados”.
            Calvino diz “Que a verdadeira sede da Imagem de Deus está na alma, embora alguns raios da sua glória brilhem também no corpo”.[2]
            O autor do livro aos Hebreus no capítulo 1. Verso 3 “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as cousas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas.”
Paulo ainda diz no verso 15.
            Depois de afirmar ser Jesus a revelação do Deus invisível, Paulo afirma que Cristo é “o primogênito de toda criação”. A palavra grega para primogênito é (prwtotokos = Prototokos)[3] e é preciso observar bem o entendimento desta palavra, pois alguns cometem erros que podem levar a cair no erro Ariano[4] que defendia que Jesus não foi co - eterno com Deus.
            Essas pessoas dizem que o “primogênito de toda criação” quer dizer que o próprio Jesus foi criado. Para apoiar esta idéia, alguns até pervertem a tradução da Bíblia, inserindo a palavra “outras” [5] cinco vezes neste trecho de (Colossenses capítulo 1. Versos 16-20) para mudar o sentido do texto com está escrito na (Tradução do Novo Mundo das escrituras Sagradas, a tradução usada exclusivamente pelas Testemunhas de Jeová). Meus irmãos, Jesus é eterno, Ele já existia no princípio, Ele é Deus que se fez carne e que veio á Terra para ser Deus conosco. Precisamos entender que “Primogênito” nem sempre tem o sentido do primeiro que nasceu. Esta palavra é usada várias vezes na Bíblia para mostrar posição de Honra ou privilégio que alguém recebeu. Por exemplo: Deus chamou Israel de primogênito entre os povos em (Êxodo capítulo 4.22). Diversas outras nações já existiam séculos antes de Deus criar a nação de Israel. Primogênito não quer dizer, neste caso, o primeiro que passou a existir, mas sim que Deus colocou Israel numa posição de honra acima de todas as nações. No Novo Testamento, a igreja é dos primogênitos arrolados nos céus... (Hebreus 12.23).
            Porque Deus colocou numa posição de honra. No mesmo sentido, o Pai colocou Jesus numa posição de primazia acima de todas as criaturas.
            De igual modo, Jesus é o primogênito de entre os mortos (colossenses 1.18). Outras pessoas foram ressuscitadas antes de Jesus, mas ele Reina Soberanamente sobre todos. Jesus não é a criatura. Ele é o Criador, Redentor o Senhor dos Senhores (Apocalipse 17.14). Logo, toda a criação pertence a Cristo. É isso que o versículo 16 de Colossenses diz “Tudo foi criado por meio dele e para ele”
            Cristo é senhor sobre toda a criação. Deus o fez antes de tudo para que todo o universo pudesse convergir para Cristo. Não há nada por mais distante que esteja que não foi criado com o propósito de ser submisso a Jesus.
2)    JESUS O CRIADOR DE TODAS AS COISAS (verso 16)
            Depois de estabelecer a superioridade de Cristo na ordem criada, Paulo vai adiante, e trata do mundo invisível dos seres celestiais e terrenais. A expressão “toda a criação” que aparece no verso 15. Expande-se pela frase no verso 16. “pois, nele, foram criadas todas as cousas, nos céus e sobre a terra”. O grego usa duas preposições que nos ajudam a compreender a ação intencionada no verso 16. Deus criou o universo todo e as duas preposições que se utilizam aí são “por” e “para”. Ou seja, Cristo é tanto o agente como o objetivo da criação. Ele não deve ser relegado à mesma posição inferior como os demais poderes espirituais. A criação toda encontra seu objetivo em Cristo, e só em Cristo. O uso do tempo perfeito no grego “ektishe” mostra que o que ocorreu na atividade criativa de Deus continua a ocorrer no presente.[6]
            Paulo preocupa-se muito no sentido de evitar quaisquer enganos e mal-entendidos nesta questão. Ele já enfatizou que “todas as coisas” (expressão empregada duas vezes no verso 16 de Colossenses capítulo 1. Foram criadas por Cristo. Agora ele amplia esse conceito usando os termos “nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis.” Isto inclui todas as forças espirituais, sejam tronos, sejam soberania, quer principados, quer potestades. Estes termos representam uma perspectiva e classificação das forças espirituais correntes no primeiro século. As pessoas acreditavam que o mundo era habitado por todo tipo de forças “alienígenas”, as quais representavam ameaça aos seres humanos (Rm.8.38, 1Co. 15.24, Ef. 1.21, 6.12, 1Pe. 3.22) O fato de a referência a tais poderes ser uma provável interpolação que Paulo introduziu no hino, sugere que a tais poderes foi atribuída uma preeminência indevida, por esses falsos mestres. Mas o ponto enfático de Paulo é que tais poderes estão sujeitos à superioridade de Cristo, visto terem sido criados por ele e para ele. Cristo é o Senhor de todos esses poderes.[7]
            Paulo diz: “Tudo foi criado por meio dele” A expressão “por meio dele”, no grego é (di autou  = di autou)[8] que descreve Cristo como o instrumento imediato da criação. Isso nos da a idéia que Ele trouxe tudo à existência .
            Paulo também nos diz que “Tudo foi criado [...] para ele” A palavra “para ele” no grego é (eis auton  = eis auton)[9] indicando Cristo como o alvo da criação. Ou seja, o mundo foi criado para o Messias. O universo tem uma grande finalidade que é render a Jesus todo o louvor e glória.


3)    JESUS É O SUSTENTADOR DO UNIVERSO (verso 17)
            Paulo traz a ideia da pré-existência de Jesus. Ele veio antes de todas as coisas, Como diz o no evangelho de João no capítulo 1 do verso 1. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” Meus irmãos não há lugar onde ele não estivesse. Como diz Adauto Lourenço: “Assinatura de Jesus está em todos os atamos”[10], não há lugar no universo que ele não criou, não há lugar onde podemos fugir para escapar da sua presença. Não existe surpresa no universo que Ele não planejou, Ele é soberano. Jesus é o anfitrião do Universo.
            Ele é quem permite que o sol nasça e se ponha na mesma direção; Ele é quem libera a chuva que cai sobre as plantações para que não falte alimento aos homens. Toda a criação está na palma de suas mãos. Sem Cristo o universo seria um caos. É pela palavra do seu poder que a criação é sustentada (Hebreus 1.3) Diante dessa verdade, devemos descansar na providência divina. É Cristo quem pode nos dar o que necessitamos. Jesus ao ensinar aos seus discípulos a orar disse: “... o vosso Pai sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais” (Mateus, 6:8). Pois é dele que recebemos o nosso alimento, os nossos livramentos e a nossa salvação.  O nosso Senhor é quem governa tudo, e tudo faz parte do seu plano maior.
            Por isso que Paulo diz “Nele, tudo subsiste” A palavra subsiste na língua grega é (sunestnke = sunesteken)[11] que significa “sustentar, manter”, revela o princípio de coesão do universo. Deus mesmo é a fonte unificadora que mantém todo o universo em funcionamento harmônico. Isso se aplica às grandes coisas no universo e também às menores. Jesus é o centro de coerência e coesão do universo. É Jesus quem interliga e dá simétrica a todas as leis da física, da química, biologia e da astronomia.[12] (Disse Russell Shedd, no seu livro “Andai nele”).
            William Hendriksen diz que as assim chamadas “leis da natureza” não têm uma existência independente. Elas são a expressão da vontade de Deus. E só é possível falar de leis porque Deus se deleita na ordem e não na confusão.[13]

Conclusão:
Jesus é a revelação do Deus invisível, o senhor da criação por direito de primogenitura e o sustentador do universo. A Ele rendamos glória e aleluia!
Que Deus nos abençoe!

BIBLIOGRAFIA.
Novo Testamento interlinear analítico Grego-Português - Texto Majoritário com aparato crítico/por Paulo Sérgio Gomes e Odayr Olivetti. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.
Inst. I, 15. 308- Berkhof, Louis 1932- Teologia Sistematica/Louis Berkhof; traduzido por Odayr Olivetti- 3° Ed. Revisada_São Paulo: Cultura Cristã, 2009.

Novo Comentário BÍBLICO Contemporâneo. Efésios, Colossenses, Filemom. Por Arthur G. Patzia. Hendrickson Publishers, Inc. 1995 por Editora Vida.
Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, Bíblia usada pelas Testemunhas de Jeová, (Colossenses capítulo 1.16-20), p.1472.
RIENECKER, Fritz e Rogers, Cleon. Chave Linguística do Novo Testamento Grego, p. 421, RIENECKER, Fritz chave Linguistica do Novo Testamento Grego/Fritz Rienecker, Cleon Rogers; Tradução de Gordon Chowm e Julio Paulo T.Zabatiero-São Paulo Vida Nova, 1995.
Palestra sobre Criação x Evolução Por, Adauto Lourenço, Vídeo Youtube.

SHEDD, RUSSELL. Andai nele, p. 31

Commentary, Exposition of  Colossians and Filemon, HENDRIKSEN, Willian. p.92




[1] Novo Testamento interlinear analítico Grego-Português - Texto Majoritário com aparato crítico/por Paulo Sérgio Gomes e Odayr Olivetti. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.

[2] Inst. I, 15. 308- Berkhof, Louis 1932- Teologia Sistematica/Louis Berkhof; traduzido por Odayr Olivetti- 3° Ed. Revisada_São Paulo: Cultura Cristã, 2009.

[3] Novo Testamento interlinear analítico Grego-Português-Texto Majoritário com aparato crítico/por Paulo Sérgio Gomes e Odayr Olivetti_São Paulo: Cultura Cristã, 2008.

[4] Novo Comentário BÍBLICO Contemporâneo. Efésios, Colossenses, Filemom. Por Arthur G. Patzia. Hendrickson Publishers, Inc. 1995 por Editora Vida.
[5] Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, Bíblia usada pelas Testemunhas de Jeová, (Colossenses capítulo 1.16-20), p.1472.

[6] Novo Comentário BÍBLICO Contemporâneo. Efésios, Colossenses, Filemom. Por Arthur G. Patzia. Hendrickson Publishers, Inc. 1995 por Editora Vida.
[7] Novo Comentário BÍBLICO Contemporâneo. Efésios, Colossenses, Filemom. Por Arthur G. Patzia. Hendrickson Publishers, Inc. 1995, por Editora Vida.
[8] RIENECKER, Fritz e Rogers, Cleon. Chave Linguística do Novo Testamento Grego, p. 421, RIENECKER, Fritz chave Linguistica do Novo Testamento Grego/Fritz Rienecker, Cleon Rogers; Tradução de Gordon Chowm e Julio Paulo T.Zabatiero-São Paulo Vida Nova, 1995.

[9] RIENECKER, Fritz e Rogers, Cleon. Chave Linguística do Novo Testamento Grego, p. 421, RIENECKER, Fritz chave Linguistica do Novo Testamento Grego/Fritz Rienecker, Cleon Rogers; Tradução de Gordon Chowm e Julio Paulo T.Zabatiero-São Paulo Vida Nova, 1995.
[10] Palestra sobre Criação x Evolução Por, Adauto Lourenço, Vídeo Youtube.

[11] RIENECKER, Fritz e Rogers, Cleon. Chave Linguística do Novo Testamento Grego, p. 421, RIENECKER, Fritz chave Linguistica do Novo Testamento Grego/Fritz Rienecker, Cleon Rogers; Tradução de Gordon Chowm e Julio Paulo T.Zabatiero-São Paulo Vida Nova, 1995.

[12] SHEDD, RUSSELL. Andai nele, p. 31

[13] Commentary, Exposition of  Colossians and Filemon, HENDRIKSEN, Willian. p.92

SERMÃO. PREGADO POR WILSON PLAZA.

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