segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A OBRA DO ESPIRITO SANTO NA EVANGELIZAÇÃO.

Hoje em dia, muitas igrejas dependem no evangelismo mais de métodos do que do Espírito Santo. Usa-se mais técnicas de administração do que o poder do Espírito através do Evangelho. Se não for o Senhor não haverá abertura de coração (At 16.14). O homem não pode abrir o coração. Quem gera fé no coração é o Espírito Santo pela Palavra (Rm 10.14). Precisamos confiar que a Palavra de Deus não voltará vazia (Is 55.11).

Sem entender a depravação total do homem, não entenderemos a necessidade do Espírito na evangelização. O homem não possui um lado bom preservado dentro de si, uma centelha de bondade que o capacite a receber a Cristo. Mortos não fazem nada e ossos secos não levantam sem a Palavra vivificadoras do Senhor.
A Escritura afirma que “a fé não é de todos” (2Ts 3.2), mas “do eleitos de Deus” (Tt 1.1), “não provem do homem mas é dom de Deus”. (Ef 2.8). Quando olhamos para esse estado do ser humano, podemos desanimar, mas precisamos nos lembrar que Deus tem os seus (At 18.10).
Precisamos também entender que o Espírito age através de sua verdade. Palavra sem Espírito = morta; Espírito sem Palavra = superstição.
“(…) o Espírito de Deus está de tal maneira unido e ligado à Sua verdade, manifestada por Ele nas Escrituras, que justamente Ele descobre e mostra seu poder, quando se dá à Palavra a reverência e a dignidade que se lhe deve (…).”
“Da mesma forma, ‘a Palavra’ não pode ser separada ‘do Espírito’, como imaginam os fanáticos, que, desprezando a palavra, ufanam-se no nome do Espírito, e incrementam coisas, como confidenciais, em suas próprias imaginações. É o espírito de Satanás que é separado da palavra, a qual o Espírito de Deus está continuamente unido.”
– Calvino
Precisamos buscar o Espírito, não em um batismo separado da conversão (uma segunda bênção), mas enchimento cada vez maiores. Assim, preparados em oração, pregaremos ousadamente o evangelho de Cristo, que é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Rm 1.16).
Abra mão de toda parafernália que você usa para manipular as pessoas a aceitarem Jesus.(Pois na verdade ninguém aceita Jesus, é Jesus quem nos aceita) Não depende de técnicas carnais. Você tem uma arma poderosa que é o poder do Espírito através da Palavra. Pregue a Bíblia com fidelidade e dobre seu joelho em oração e deixe Deus agir conforme sua soberana vontade.
JOSAFA VASCOCELO.
PASTOR DA IGREJA PRESBITERIANA HERANÇA REFORMADA.
"Se Deus na pessoa de Jesus e na ação do Espírito Santo não agir em regeneração na vida deste ser morto espiritual que é o homem, é impossível por si só este ser manifestar algum desejo de querer a Deus"
Wilson Plaza.

Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou não o trouxer; eu o ressuscitarei no último dia...Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai. não lhe for concedido.

Disse: JESUS.

Sem comentários:

Enviar um comentário