quinta-feira, 17 de julho de 2014

O SOCORRO DE DEUS!

“Neste mundo terei aflições” (Jo 16.33). A partir deste versículo e de tantos outros, além da nossa experiência cotidiana, percebemos que em nossa vida passamos por diversos momentos de turbulência. Tempos de aflição, quando, conforme o ditado popular, “não vemos a luz no fim do túnel”. Talvez uma demissão, um grave problema de saúde, a morte de alguém querido, dívidas e mais dívidas, a frustração com a sua própria vida.
Ser cristão não nos isenta de passar por estes momentos, mas garante que receberemos o socorro do nosso Deus gracioso. O salmo 121 não nos deixa esquecer quem é o Deus que servimos. “Elevo os olhos para os montes: De onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra”.
Meditando neste maravilhoso salmo, percebemos algumas características do socorro de Deus. Em primeiro lugar, é um socorro singular (v.1-2). De todos os montes da região de Jerusalém, o salmista sabia que em apenas um ele poderia achar o socorro, pois ele conhecia o único Deus, criador dos céus e da terra. Portanto, todo o povo em sua peregrinação ao monte Sião, entoava este salmo, com os olhos fixos no único lugar onde encontrariam a salvação.
Em segundo lugar, o socorro de Deus não tarda (v.3-4). Na região de Jerusalém os perigos eram constantes, devido as montanhas e suas pedras, onde facilmente é possível vacilar os pés e se machucar gravemente, ou até mesmo morrer. Mas o Senhor Todo Poderoso é o nosso socorro, aquele que nos vigia em todo o tempo Ele não cochila, nem dorme, e é por este motivo que não permite que nossos pés vacilem nos terrenos rochosos e perigoso da vida.
Pensando nisso, eu imagino um pai, que recebe a missão de cuidar de seu filho pequeno por algumas horas, enquanto sua esposa sairá para fazer compras no mercado. Ele ajeita seu filho no centro da sala e o fica observando enquanto assiste à televisão; mas acaba cochilando, e quando acorda, a casa está toda virada, vasos quebrados, paredes pintadas, brinquedos espalhados por todo o canto.
Nosso Deus não é homem (Nm 23.19), e portanto não mente nem falha, não cochila nem dorme; Ele é o único Deus, nosso socorro bem presente na tribulação (Sl 46.1). Portanto, quando os problemas sem solução aparecerem em sua vida, eleve seus olhos para Deus, pois Ele trará o socorro!
A terceira característica que podemos perceber neste salmo é que o socorro de Deus é constante em tempo (v. 5-6). “O Senhor é a tua sombra à tua direita”, desta forma o salmista ilustra que Deus está conosco em todos os momentos. Você já parou para perceber a sua sombra, já tentou fugir dela? É impossível! E por mais escuro que o céu esteja, por mais que deixemos de olhar para ela, nossa sombra estará sempre ao nosso lado.
Quando as tribulações da vida nos afligirem, quando nossos olhos estiverem fixos nos problemas e dificuldades, olhe para o seu lado, e perceba o socorro de Deus, que é constante em tempo.
A última característica neste texto é que o socorro de Deus é constante em lugar (v. 7-8). “O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”. É desta forma que o salmista encerre este cântico de peregrinação. O povo sabia que quando estivessem rumo a Jerusalém, Deus estaria com eles; e quando eles saíssem de Jerusalém e voltassem para seus lares, Deus estaria com eles também.
Sabemos que Deus não habita em templos feitos por mãos humanas (At 17.24), mas habita no coração de seus filhos. Desta forma, onde quer que estivermos, Deus estará conosco. Portanto, não devemos temer o vale da sombra da morte (Sl 23.4), pois até mesmo lá Deus estará conosco.
Queridos, o socorro de Deus é singular, não tarda, é constante em tempo e em lugar. Portanto, confiemos em sua Palavra, e digamos em meio às tribulações: “O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra” (Sl 121.1).
QUE DEUS ABENÇOE A SUA VIDA, QUERIDO VISITANTE DESTE BLOG E QUE VOCÊ CONTINUE FIRME NA FÉ EM JESUS CRISTO PARA ENFRENTAR AS LUTAS DA VIDA.

WILSON PLAZA. 
ORANDO POR VOCÊ!

Sem comentários:

Enviar um comentário