Leiam e meditem nesse artigo excelente sobre o evangelismo e discipulado infantil. Já dizia Martinho Lutero: " Se o reino de Deus vem com poder, precisamos começar com as crianças, e devemos ensiná-las desde o berço". Que entendamos a necessidade e urgência de pregar o Evangelho às crianças!
Ionara Plaza
Evangelização
e Discipulado com Crianças
Marilene do Amaral Silva Ferreira
Fazer que as crianças
recebam verdadeiramente a Jesus Cristo como Salvador, baseadas em um
conhecimento claro da mensagem do evangelho, deve ser a nossa maior
preocupação. Jesus disse: “Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim,
porque de tais é o reino dos céus” (Mt 19.14).
Ao mesmo tempo,
precisamos reconhecer que podemos sutilmente influenciá-las ou mesmo
pressioná-las a fazerem “uma decisão” de seguir a Cristo, fundamentadas na
tentativa de agradar os homens e não a Deus. A conseqüência disto é séria e,
com o tempo, trará mágoas para todos os envolvidos. Por esta razão, após termos
ensinado o evangelho à criança, devemos gentil e cuidadosamente deixá-la ciente
de que, se desejar conhecer mais sobre a salvação, sempre ficaremos felizes em
ajudá-la. Nossa responsabilidade é encorajar as crianças a virem a Jesus,
enquanto ainda são crianças. Entretanto,
a salvação pertence ao Senhor, e devemos aguardar pacientemente pelo tempo de
Deus. Se, porventura, a criança mostrar verdadeiro interesse pelas coisas
de Deus, e demonstrar em sua vida, evidências da graça transformadora através
da convicção e do arrependimento de pecado, através do amor por Cristo, através
de um desejo de viver para agradar a Deus e da vontade de seguir fielmente a
Cristo apesar do preço, então alegre-se! Essa criança provavelmente foi salva.
Se isto for verdade,
como nova criatura, essa criança será capacitada pelo Espírito Santo a viver de
modo que dê mais prazer a Deus. Encoraje-a e ore com ela para que Deus a faça
crescer na fé, no amor, no entendimento e na santidade e na obediência à
vontade dele revelada na Bíblia. [1]
Partindo destes pressupostos, podemos considerar alguns aspectos
importantes do evangelismo e discipulado infantil.
Como podemos definir CONVERSÃO? [2]
1. A regeneração definida: Segundo Louis Berkhof, a
“regeneração é o ato de Deus pelo qual o princípio da nova vida é implantado no
homem, e a disposição dominante da alma é tornada santa, e o primeiro exercício
santo desta nova disposição é assegurado”. A linguagem da regeneração reflete
as idéias de “nascimento” (Jo 1.13; Tg 1.8), e “criação” (2Co 5.17). O autor, na
regeneração, é Deus. É um evento que é passivo da parte do homem.
Como acontece a
regeneração? A regeneração é uma operação divina no coração morto. É uma
mudança radical da natureza da pessoa, um fato que é evidente por causa da
linguagem usada para distinguir entre a pessoa antes da conversão:
“Espiritualmente morto” (Ef 2.1), cego, ignorante, de coração duro (Ef 4.18),
escravo do pecado (Jo 8.34, Rm 6.17,19), no poder das trevas (Cl 1.13), incapaz
de entender as coisas espirituais (1Co 2.14), incapaz de mudar-se a si mesmo
(Jr 13.23) e impuro (Tt 1.15). Os regenerados são caracterizados por serem o
contrário dessa descrição dos perdidos. Sendo uma operação de Deus, a
regeneração não é resultado do desempenho da vontade humana (Jo 1.13).
O contexto da
regeneração: Deus prepara as pessoas para serem convertidas. Deus escolheu a
pregação da Palavra como o meio através do qual ele salva pecadores (1Co 1.21).
É necessário que os perdidos ouçam o
evangelho para que possam receber a Cristo e serem salvos (Rm 10.9-11). A
pregação é a vocação, ou chamada, externa que deve ser publicada para todas as
pessoas. Antes da regeneração, sob a influência da pregação, a pessoa recebe a
chamada de Deus (Jo 6.44). Essa é uma chamada interna, o toque do Espírito
Santo no coração do pecador. É a aplicação da Palavra pregada na alma da
pessoa. O Espírito Santo convence o pecador do pecado (Jo 16.8) e o regenera,
produzindo a fé em Jesus (a conversão).
2. A conversão é uma
experiência humana, e, também, um evento espiritual. Mas é distinta da
regeneração porque a pessoa tem um papel ativo na conversão. J. P. Boyce, o
fundador do Seminário Batista do Sul nos Estados Unidos, definiu a conversão
com os seguintes elementos: 1) Não é apenas uma reforma exterior. 2) É quando o
coração se volta para Deus em santidade. A conversão é uma virada dos pensamentos,
desejos e emoções do coração de cobiças e prazeres carnais e pecaminosos para
coisas santas, do poder de Satanás para Deus. A conversão, então, consiste em:
•
Conhecimento do Deus verdadeiro e a aceitação dele como tal.
• Conhecimento do pecado pessoal, da culpa e da condenação.
• Tristeza do pecado e um desejo de fugir da condenação.
• Determinação de abandonar o pecado e buscar a Deus.
• Convicção da necessidade pessoal de ajuda para cumprir isso.
• Conhecimento de Cristo como o Salvador dos nossos pecados.
• Confiança pessoal em Cristo e na sua salvação.
• Conhecimento do pecado pessoal, da culpa e da condenação.
• Tristeza do pecado e um desejo de fugir da condenação.
• Determinação de abandonar o pecado e buscar a Deus.
• Convicção da necessidade pessoal de ajuda para cumprir isso.
• Conhecimento de Cristo como o Salvador dos nossos pecados.
• Confiança pessoal em Cristo e na sua salvação.
A
conversão é representada pelas palavras epistrepho e metanoia, que funcionam
para descrever uma meia-volta no pensamento e no viver. Epistrepho (conversão)
“inclui uma mudança de senhores”. A pessoa que estava sob o senhorio de
Satanás, começa a viver sob o senhorio de Cristo (Ef 2.1). É uma virada da
vontade humana para Deus. Metanoia é usada no NT para significar “dar uma
meia-volta”, não só nos pensamentos, mas em todos os aspectos da vida. A
conversão é uma mudança total nas inclinações e na direção da vida. [3]
3. A conversão, então, inclui tanto
o arrependimento como a fé. Sobre o verdadeiro arrependimento
(que não deve ser confundido com remorso: 2Co 7.10), podemos destacar as
seguintes características:
• Percepção
da santidade de Deus e quão horrível o pecado é.
• Tristeza e um sentido de ficar revoltado consigo mesmo.
• Desejo de fugir do pecado em si, e não apenas da penalidade do pecado.
• Virada para Deus com uma atitude de dependência total para ser liberto do pecado.
• Remorso pelos pecados passados e uma determinação de viver para Deus
• O resultado é uma vida mudada.
• Tristeza e um sentido de ficar revoltado consigo mesmo.
• Desejo de fugir do pecado em si, e não apenas da penalidade do pecado.
• Virada para Deus com uma atitude de dependência total para ser liberto do pecado.
• Remorso pelos pecados passados e uma determinação de viver para Deus
• O resultado é uma vida mudada.
O significado da palavra fé é
basicamente “crer” e “confiar”. A fé tem pelo menos três elementos, indicados
por três palavras latinas:
• Notitia quer dizer o
conhecimento intelectual dos fatos. A fé bíblica é sempre a crença em
proposições racionais. Não existe fé sem a parte intelectual. Por outro lado, o
que é irracional, não pode, propriamente, ser objeto da fé bíblica. Em tempo
algum, a Bíblia exige que creiamos em algo irracional. Para crer em Cristo e
ser salva, a pessoa tem que conhecer pelo menos alguma informação sobre o
evangelho.
• Assensus é a
convicção de que os fatos ou proposições que compõem o evangelho são
verdadeiros. Além de conhecer os fatos que a Bíblia ensina sobre o plano da
salvação, o pecador precisa concordar que esses fatos correspondem à realidade.
• Fiducia é a
confiança que leva a pessoa a colocar a sua vida nas mãos de Deus. Isso quer
dizer que a pessoa assume um compromisso com o evangelho e com Cristo. Para ser
crente verdadeiro, a pessoa tem que deixar de depender de si, e confiar
totalmente em Deus para ser salva.
John
Murray afirmou: “A fé é auto-denúncia; as obras são auto-congratulatórias.” A fé pode ser comparada com um
enfermo tomando remédio que o médico receitou, ou como um mendigo que estende
suas mãos para receber uma oferta. A fé não é o fundamento da salvação, mas o
meio de recebê-la (Rm 3.25,28,30). A fé é vista como o meio pelos quais Cristo
e Sua justiça são imputados. Se a fé fosse a base da justificação, a fé seria,
com efeito, uma obra meritória; e a mensagem do Evangelho seria, depois de
tudo, meramente uma nova versão da justificação pelas obras, doutrina
considerada irreconciliável com a graça (Rm 4.4; 11.6; Gl 4.21-5.12).
Algumas
questões para reflexão:
1) Como a criança entende o pecado?
Para a criança:
Para a criança:
• Primeiro:
Pecado é tudo que é proibido.
• Segundo: Ela entende que imoral é todo comportamento que magoa os outros.
• Finalmente, ela entende que pecado é o que ofende a Deus, por causa dos motivos que são errados. (A consciência de escolha desenvolve, quando a criança começa a raciocinar - “por que fiz aquilo?” Ela escolhe o errado conscientemente).
• Segundo: Ela entende que imoral é todo comportamento que magoa os outros.
• Finalmente, ela entende que pecado é o que ofende a Deus, por causa dos motivos que são errados. (A consciência de escolha desenvolve, quando a criança começa a raciocinar - “por que fiz aquilo?” Ela escolhe o errado conscientemente).
2) Como saber se a criança já está pronta para entender o plano de
salvação?
• Conhecendo e convivendo com a criança! É preciso estar constantemente com a criança, conhecendo seu desenvolvimento e características próprias.
• Conhecendo e convivendo com a criança! É preciso estar constantemente com a criança, conhecendo seu desenvolvimento e características próprias.
3) Quais são os resultados de uma decisão “forçada”?
• Dúvidas;
• Decisões repetidas;
• Pensamento de que é convertida quando não é, está apenas convencida;
• Dispensa da atuação do Espírito Santo;
• Natimorto (espiritual).
• Dúvidas;
• Decisões repetidas;
• Pensamento de que é convertida quando não é, está apenas convencida;
• Dispensa da atuação do Espírito Santo;
• Natimorto (espiritual).
4) Por que as crianças fazem decisões repetidas?
• Desejo de repetir uma experiência agradável.
• Desejo de agradar os outros.
• Foi persuadida ou convencida, mas sem a atuação do Espírito Santo.
• Não entende a permanência da salvação.
• O problema da culpa e pecado.
• Desejo de repetir uma experiência agradável.
• Desejo de agradar os outros.
• Foi persuadida ou convencida, mas sem a atuação do Espírito Santo.
• Não entende a permanência da salvação.
• O problema da culpa e pecado.
5) Como ajudar os pais que estão preocupados com a salvação de seus filhos?
• Ofereça literatura adequada (veja as sugestões bibliográficas).
• Esclareça alguns pontos duvidosos:
• Ofereça literatura adequada (veja as sugestões bibliográficas).
• Esclareça alguns pontos duvidosos:
1. Batismo é somente um símbolo,
que não salva ninguém.
2. Para ser um crente, a criança tem que receber Jesus como Salvador e Senhor de sua vida. Não basta dizer frases como:
2. Para ser um crente, a criança tem que receber Jesus como Salvador e Senhor de sua vida. Não basta dizer frases como:
I Eu amo Jesus;
I Quero ser batizado;
I Quero tomar a Ceia do Senhor;
I Não quero ir para o inferno;
I Preciso ser perdoado;
I Deus me ama;
I Quero ir para o céu.
3. A criança
pode ter uma vida religiosa e experiências religiosas, antes de ser um cristão
verdadeiro, antes de receber a salvação.
4. Crianças são capazes de usar uma linguagem religiosa (“evangeliquês”) e fazer muitas perguntas sobre a salvação, sem entender ou ter interesse em ser salvo.
4. Crianças são capazes de usar uma linguagem religiosa (“evangeliquês”) e fazer muitas perguntas sobre a salvação, sem entender ou ter interesse em ser salvo.
• Oriente para que reconheçam os sinais de
que as crianças estão sob convicção:
1. Fazendo perguntas: Sou um crente? Por que as pessoas são batizadas? Tenho pecados? Posso dar meu coração a Jesus? O que acontecerá comigo depois que eu morrer? Por que Jesus morreu? O que é pecado? etc.
2. Mudando subitamente seu comportamento.
3. Sentindo muito medo.
4. Demonstrando um interesse intenso pela Bíblia e coisas religiosas.
1. Fazendo perguntas: Sou um crente? Por que as pessoas são batizadas? Tenho pecados? Posso dar meu coração a Jesus? O que acontecerá comigo depois que eu morrer? Por que Jesus morreu? O que é pecado? etc.
2. Mudando subitamente seu comportamento.
3. Sentindo muito medo.
4. Demonstrando um interesse intenso pela Bíblia e coisas religiosas.
• Explique o
quanto é importante respeitar as capacidades individuais da criança.
Algumas
sugestões para o evangelismo infantil:
1) Quando evangelizando:
• NÃO tente ser Deus - é o Espírito Santo quem convence as pessoas do pecado.
• NÃO ofereça brindes ou prêmios.
• NÃO enfatize o medo ou o inferno.
• NÃO pressione o grupo.
• NÃO insista em que a criança faça uma oração repetida ou memorizada.
• NÃO manipule as crianças com perguntas que sugerem uma determinada resposta: Quer aceitar a Jesus? Você quer ir para o inferno? Você vai confessar Jesus como seu Salvador?
• NÃO tente ser Deus - é o Espírito Santo quem convence as pessoas do pecado.
• NÃO ofereça brindes ou prêmios.
• NÃO enfatize o medo ou o inferno.
• NÃO pressione o grupo.
• NÃO insista em que a criança faça uma oração repetida ou memorizada.
• NÃO manipule as crianças com perguntas que sugerem uma determinada resposta: Quer aceitar a Jesus? Você quer ir para o inferno? Você vai confessar Jesus como seu Salvador?
2) Quando evangelizando:
• Tenha um relacionamento íntimo com as crianças.
• Incentive as crianças a expressarem seus pensamentos, dúvidas e decisões em suas próprias palavras. Algumas perguntas que podem ser feitas: Há quanto tempo está pensando sobre este assunto? O que entende sobre a salvação? Por que quer ser salvo? O que Jesus quer que você faça agora? Como vai explicar aos seus amigos o que aconteceu hoje?
• Apresente o plano de salvação, usando a Bíblia na Linguagem de Hoje, pois tem um vocabulário mais acessível às crianças.
• Esclareça conceitos, corrigindo idéias erradas.
• Incentive a criança a falar com Jesus pessoalmente, usando suas próprias palavras.
• Continue a trabalhar com a criança depois de sua decisão por Cristo.
• Não fale: “Você está salva agora!”. Deixe a criança confirmar por conta própria o que aconteceu com ela.
• Tenha um relacionamento íntimo com as crianças.
• Incentive as crianças a expressarem seus pensamentos, dúvidas e decisões em suas próprias palavras. Algumas perguntas que podem ser feitas: Há quanto tempo está pensando sobre este assunto? O que entende sobre a salvação? Por que quer ser salvo? O que Jesus quer que você faça agora? Como vai explicar aos seus amigos o que aconteceu hoje?
• Apresente o plano de salvação, usando a Bíblia na Linguagem de Hoje, pois tem um vocabulário mais acessível às crianças.
• Esclareça conceitos, corrigindo idéias erradas.
• Incentive a criança a falar com Jesus pessoalmente, usando suas próprias palavras.
• Continue a trabalhar com a criança depois de sua decisão por Cristo.
• Não fale: “Você está salva agora!”. Deixe a criança confirmar por conta própria o que aconteceu com ela.
3) Depois que a criança receber a salvação:
• Converse com os pais.
• Verifique se a criança tem uma Bíblia e se sabe usá-la.
• Arrole a criança em uma classe de discipulado, de preferência ao nível de entendimento dela.
• Ore constantemente pela criança.
• Providencie um “orientador” espiritual para a criança.
• Providencie material para ser usado em casa, com o objetivo de ajudá-la no início da vida cristã.
• Converse com os pais.
• Verifique se a criança tem uma Bíblia e se sabe usá-la.
• Arrole a criança em uma classe de discipulado, de preferência ao nível de entendimento dela.
• Ore constantemente pela criança.
• Providencie um “orientador” espiritual para a criança.
• Providencie material para ser usado em casa, com o objetivo de ajudá-la no início da vida cristã.
Preparando uma mensagem para
crianças [4]
1. Lembre-se que você está falando com
crianças! Use um vocabulário apropriado. Todas as ideias devem ser bem
concretas, evitando simbolismo absoluto. As crianças precisam ouvir o evangelho
também. Elas precisam de uma mensagem clara, breve, concreta e viva! Não fale
muito. O ideal é falar de 5 a 7 minutos. Você terá que planejar bem cada
palavra.
2. Evite o uso de lendas, contos de
fada e até o uso constante de histórias morais. É melhor usar mensagens
bíblicas. Como você se sentiria se o pastor somente pregasse usando ilustrações
e nunca a Bíblia?
3. Planeje bem como pode iniciar a
mensagem (Introdução), porque assim vai conseguir (ou não) a atenção das
crianças. A criança precisa de ajuda para ligar a idéia central da história com
sua vida. Para iniciar a mensagem, você pode usar um objeto, um recurso visual,
uma pergunta, uma experiência, etc. Se usar um recurso visual, deve ser visível
para todos. Não adianta nada usar algo tão pequenino que ninguém pode
enxergá-lo. Se usar um objeto, deve ser algo concreto (como uma Bíblia, quando
está falando sobre a importância da leitura dela). Nunca use um objeto para
simbolizar um conceito (por exemplo, usar um espelho para mostrar que
refletimos o amor de Deus). Evite usar coisas extravagantes que vão desviar a
atenção da criança pelo resto da mensagem (por exemplo, um cachorrinho que
permanece na sala).
4. Depois que iniciar a mensagem, de um
modo ou de outro, tente relacionar estas coisas ao mundo da criança. Faça a
criança pensar sobre o assunto em relação à vida dela. Cuidado para não
moralizar ou falar com um ar superior! Há uma grande diferença entre esta
atitude e a ideia de entrar no mundo da criança!
5. A mensagem deve ter um tema central.
Não é certo escolher uma história para contar e depois tentar achar “a moral”
da história. Deve determinar seu tema e escolher um texto que ilustre o
conceito! Nem sempre é necessário contar uma história.
6. Use gestos, linguagem viva, pausas,
diálogo, uma voz variada, expressões faciais etc., para fazer a mensagem viver.
7. Use uma
variedade de métodos: Pantomima, monólogo, drama, fantoches, entrevistas,
ilustrações etc. Mas evite simplesmente alegrar as crianças.
Dez estilos de sermões para crianças [5]
Uma
vez que alguém já ouviu as palavras de Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos”
e já viu os rostos das crianças e a resposta da congregação durante uma
mensagem para as crianças, o valor da pregação para os pequeninos é óbvio.
Ainda assim, a pregação para as crianças é uma matéria negligenciada nos
seminários. Sentimos, por instinto, que a arte de falar com as crianças é
diferente da pregação para os adultos. Temos razão, mas ficamos perdidos depois
desta conclusão. Quero oferecer algumas sugestões práticas.
Todos
sabem que as crianças aprendem de maneiras diferentes dos adultos. Um dia no
pré-escolar é diferente de um dia na faculdade. Quando falamos com as crianças
é necessário usar os tipos de técnicas de ensino que aproveitam seu estilo de
aprendizagem. Por exemplo, as crianças têm a tendência de pensar mais
concretamente que os adultos, e por isso muitos tentam pregar para elas usando
objetos (apesar do fato de que muitas mensagens assim são abstratas demais para
as crianças).
Eu
creio, infelizmente, que a maior parte das mensagens para as crianças está
viciada no uso de lições com objetos. Nós, que pregamos para os adultos,
sabemos que há uma variedade de estilos de pregação para adultos: tópicos,
exposição, três pontos, doutrinas, histórias, monólogos, etc. Nós variamos e
misturamos nossa apresentação para manter o interesse. Este mesmo princípio se
aplica aos sermões para as crianças, apenas usando outros métodos de acordo com
o estilo de aprendizagem das crianças. Segue uma descrição de dez estilos de
sermões para as crianças que podemos usar.
1) Lição com objetos: Não é o único estilo, mas é
um estilo. É quando usamos um objeto comum para ensinar um princípio
espiritual. Jesus usou este método. Ele falou sobre cobras, flores, passarinhos
etc. Relacionado a este método está o uso de uma atividade para ilustrar um
ponto (por exemplo, ensinar a confiar em alguém através da atividade de andar
de olhos vendados).
2) História da Bíblia: É possível tentar ser tão
criativo que esquecemos o fato de que a própria Bíblia tem muitas histórias
interessantes sobre a nossa fé, e que as crianças precisam e gostam de ouvir
estas histórias. De vez em quando, eu levo várias gravuras e deixo uma criança
escolher a história que será contada.
3) Fantoches: Experimente! É fácil usar
fantoches caseiros, aproveitando os jovens e/ou adolescentes para ajudar na
manipulação deles. Você mesmo pode criar as peças, ou pedir aos jovens para
fazerem a peça. Duas pessoas segurando um lençol formam um teatrinho.
4) Flanelógrafo: Pode comprar figuras para
flanelógrafo já prontas, ou colar lixa ou feltro ou papel camurça no verso de
qualquer figura. Você pode contar uma história, ilustrar uma mensagem, explicar
um conceito. Quase qualquer assunto pode ser ensinado com o flanelógrafo.
5) Música: As crianças gostam de cantar, e
os adultos gostam de ouvir. Use uma seleção de cânticos ou hinos, para ensinar
um conceito ou ilustrar uma ideia.
6) Explicação dos símbolos da igreja: A igreja está cheia de
símbolos que as crianças não entendem. Leve as crianças até o batistério e
explique como ele é usado. Mostre a mesa para a ceia e dê uma explicação do seu
uso. Aproveite os símbolos e objetos que estão no santuário.
7) Drama: As crianças podem participar da
mensagem, enquanto você narra. Uma vez contamos a história de Jesus acalmando a
tempestade. Escolhi várias crianças para serem os discípulos. Outra era Jesus.
Enquanto eu descrevi o que estava acontecendo, as crianças dramatizaram as
ações. Os resultados são imprevisíveis, mas também inesquecíveis.
8) Atividades/diálogos: Nestas mensagens, as
crianças são incentivadas a pensar e a responder. Jesus usou este método.
Lembra quando ele contou a história do Bom Samaritano? Depois ele perguntou:
“Quem era o próximo?”.
9) Trilha sonora: Estas mensagens são
divertidas, mas barulhentas. Você conta a história, e as crianças, ou vários
grupos, fazem o som apropriado para acompanhar a narração da história.
10) Celebrações especiais: Este tipo envolve as
crianças nos dias especiais na vida da igreja. Por exemplo, para o dia de
Pentecostes, pode providenciar um bolo de aniversário e deixe as crianças
cantarem “Parabéns para a Igreja”.
O Evangelho para crianças [6]
O
livro que tem o nome acima apresenta de maneira simples o evangelho de Jesus
Cristo para crianças de qualquer idade. O livro consiste em seis capítulos,
onde há várias declarações doutrinárias concernentes ao assunto daquele
capítulo (que serão apresentadas a seguir), além de outras suplementares,
mencionadas abaixo de cada declaração doutrinária, todas acompanhadas de base
bíblica.
1) Deus
• Ninguém é
tão grande como Deus.
• Deus criou todas as coisas
• Deus controla todas as coisas a cada dia.
• Deus criou cada um de nós.
• Nós pertencemos a Deus.
• Visto que fomos criados por Deus, ele nos manda obedecê-lo.
• Ele nos manda adorá-lo.
• Ele nos manda servi-lo.
• Ele nos manda glorificá-lo.
• Deus criou todas as coisas
• Deus controla todas as coisas a cada dia.
• Deus criou cada um de nós.
• Nós pertencemos a Deus.
• Visto que fomos criados por Deus, ele nos manda obedecê-lo.
• Ele nos manda adorá-lo.
• Ele nos manda servi-lo.
• Ele nos manda glorificá-lo.
2) A Bíblia
• A Bíblia é o meio pelo qual Deus fala conosco.
• A Bíblia diz como o homem se rebelou contra Deus e como ele enviou seu Filho para salvar pecadores perdidos.
• A Bíblia é o verdadeiro guia para o céu.
• A Bíblia nos ensina como viver para agradar a Deus.
• A Bíblia é o meio pelo qual Deus fala conosco.
• A Bíblia diz como o homem se rebelou contra Deus e como ele enviou seu Filho para salvar pecadores perdidos.
• A Bíblia é o verdadeiro guia para o céu.
• A Bíblia nos ensina como viver para agradar a Deus.
3) O Pecado
• Pecado é viver para agradar a si mesmo e não a Deus.
• Deus fica irado quando não fazemos tudo o que ele nos manda.
• Todos pecaram e não podem satisfazer as exigências de Deus para entrar no céu.
• Deus é um juiz justo e severo.
• O castigo de Deus para o nosso pecado é a morte e o sofrimento eterno no inferno.
• Somos incapazes de pagar a Deus por nossos pecados.
• A boa notícia é que Deus nos oferece um caminho para sermos salvos.
• Se aceitarmos a sua oferta iremos para o céu um dia.
• Pecado é viver para agradar a si mesmo e não a Deus.
• Deus fica irado quando não fazemos tudo o que ele nos manda.
• Todos pecaram e não podem satisfazer as exigências de Deus para entrar no céu.
• Deus é um juiz justo e severo.
• O castigo de Deus para o nosso pecado é a morte e o sofrimento eterno no inferno.
• Somos incapazes de pagar a Deus por nossos pecados.
• A boa notícia é que Deus nos oferece um caminho para sermos salvos.
• Se aceitarmos a sua oferta iremos para o céu um dia.
4) Jesus
• Jesus é o amado Filho de Deus.
• Jesus veio ao mundo para morrer pelos pecadores e salvá-los do inferno.
• Jesus foi homem como nós.
• Embora tenha sido tentado como nós, ele nunca pecou.
• Jesus espontaneamente tomou sobre si o castigo que merecíamos pelos nossos pecados.
• Toda ira e castigo que Deus tinha para os pecados daqueles que crêem foi lançado sobre Jesus.
• Jesus ressuscitou dos mortos.
• Jesus subiu ao céu.
• Jesus voltará em breve.
• Jesus é o amado Filho de Deus.
• Jesus veio ao mundo para morrer pelos pecadores e salvá-los do inferno.
• Jesus foi homem como nós.
• Embora tenha sido tentado como nós, ele nunca pecou.
• Jesus espontaneamente tomou sobre si o castigo que merecíamos pelos nossos pecados.
• Toda ira e castigo que Deus tinha para os pecados daqueles que crêem foi lançado sobre Jesus.
• Jesus ressuscitou dos mortos.
• Jesus subiu ao céu.
• Jesus voltará em breve.
5) Arrependimento e Fé
• O perdão que Deus nos oferece é recebido por meio de arrependimento e fé.
• Arrependimento significa virar as costas para a nossa vida egoísta e pecaminosa.
• Fé significa crer e descansar somente no Senhor Jesus Cristo.
• Temos de aprender a colocar toda a nossa confiança em Jesus.
• O perdão que Deus nos oferece é recebido por meio de arrependimento e fé.
• Arrependimento significa virar as costas para a nossa vida egoísta e pecaminosa.
• Fé significa crer e descansar somente no Senhor Jesus Cristo.
• Temos de aprender a colocar toda a nossa confiança em Jesus.
6) Considerando o preço
• Antes de seguirmos a Jesus devemos considerar o preço.
• Seremos perseguidos.
• Aqueles que seguirem a Jesus terão uma vida abundante e feliz neste mundo e desfrutarão as indescritíveis maravilhas do céu, na vida futura.
• Antes de seguirmos a Jesus devemos considerar o preço.
• Seremos perseguidos.
• Aqueles que seguirem a Jesus terão uma vida abundante e feliz neste mundo e desfrutarão as indescritíveis maravilhas do céu, na vida futura.
Como podemos discipular as
crianças?
É necessário que nós preparemos as
crianças para a vida cristã.[7].
O discipulado não é um processo
imediato, instantâneo. Ele exige dedicação, exige tempo. E, para isto, nós
precisamos de alvos muito claros em nossa tarefa. Nós não podemos realizar
alguma coisa se não sabemos ou queremos realizar. Podemos destacar alguns alvos
amplos nesta área:
1) Ensinar o conhecimento geral
da Bíblia. Precisamos treinar as crianças a terem um conhecimento
geral das Escrituras, tal como, saber os livros da Bíblia na ordem em que eles
se encontram; ser capazes de encontrar os textos principais das Escrituras,
como o Salmo do Bom Pastor, o relato da criação e do dilúvio, a chamada de
Abraão e de José, os dez mandamentos, as bênçãos e as maldições da aliança, a
passagem de Isaías sobre o Servo sofredor, algumas profecias do Velho
Testamento sobre o Senhor Jesus Cristo, onde encontrar as bem-aventuranças,
onde se encontra o relato sobre a igreja primitiva, onde está o relato de Jesus
falando com Nicodemos, ou onde encontrar o fruto do Espírito, e o capítulo do
amor, e ainda as qualificações para os oficiais da igreja, e ainda passagens
que descrevem o corpo de Cristo. Isto pode ser parte do culto familiar e/ou do
currículo da igreja.
2) Ensinar as doutrinas básicas às
nossas crianças, através de perguntas e respostas (catecismo). É interessante
notar que Dt 6.20-25 destaca este método de ensino.
3) Ensinar as crianças a
lidarem com a vida de forma bíblica. Precisamos ensiná-las a se portar
corretamente diante das ofensas e como responder às dificuldades da vida com
uma perspectiva bíblica. Quando um filho chega em casa chorando porque alguém o
machucou, o pai tem a oportunidade de, nessa hora, instruir a sua criança a não
pecar nessas circunstâncias. É muito mais necessário a criança aprender a lidar
com as ofensas sofridas do que o pai ir resolver essas questões. Precisamos
ensiná-las passagens como Rm 12, onde elas aprenderão como retornar o bem pelo
mal sofrido. Também Lc 6, que nos diz para abençoarmos aqueles que nos
amaldiçoam.
4) Treinar o caráter de nossas
crianças. O caráter delas precisa ser dirigido para dentro da linha do
Senhor. Precisamos ensiná-las a temer ao Senhor, a serem humildes, a possuírem
integridade e diligência, gratidão e lealdade, disciplina e sabedoria,
discernimento e atenção, pureza e mansidão. Essas coisas não fazem parte da
nossa cultura, e por isso nós precisamos ensiná-las.
5) Ensinar às crianças um
desenvolvimento social geral. O versículo de Lc 2.52 nos diz que Jesus
cresceu em sabedoria e graça diante de Deus e dos homens. Ele deve ter se
conduzido de tal maneira que as pessoas da sua cultura o respeitaram. Por isso,
nossas crianças precisam aprender a se comportar e lidar de forma respeitável
nos mais diversos tipos de relacionamentos. Precisamos ensiná-las em todas as
questões e tentações que dizem respeito a amizades. Há algumas tentações que
têm a ver com as autoridades, outras com os professores, com os demais membros
da família, e também com toda a sociedade. E elas precisam aprender a se
comportar convenientemente em cada caso.
6) Treinar as crianças nas
questões acadêmicas. Mesmo estando distantes desta área da vida das
crianças, nós precisamos ajudá-las de forma que elas estejam aprendendo a olhar
o mundo sob o prisma de Deus. Há uma passagem muito interessante em 1Rs 4.29-34
que nos diz que Salomão era mais sábio que todos de sua época, possuindo
sabedoria sob o prisma divino em todas as questões. Assim também, devemos
ensinar as crianças a aprender todas as questões sob este prisma.
7) Ensinar as crianças a terem
uma visão bíblica sobre possessões. Elas precisam ver as posses da
família como dádivas de Deus e como ferramentas. Precisam ver as pessoas como
sendo mais importantes do que aquilo que possuem. Em 1Tm 5 diz que nós não
devemos confiar nas riquezas e que devemos ser ricos em boas ações.
8) Ensinar
o valor do tempo para as crianças. Ef 5 nos chama para remir o tempo
porque os dias são maus. E isso não é apenas para os adultos, mas também para
as crianças. Daí termos de ensiná-las a serem responsáveis pelo seu tempo. Elas
precisam de tempo para brincar, mas precisam entender que a vida é curta, e que
há oportunidades que exigem o uso sábio do tempo (Eclesiastes 3.).
9) Ensinar as crianças a
desenvolver projetos que estejam relacionados com o interesse delas. Precisamos
ajudá-las a encontrar bons livros para serem lidos, a fazer boas coisas com o
seu tempo. Precisamos ensiná-las a ter resistência e perseverança, mesmo quando
elas perdem o interesse na tarefa, principalmente quando se tratar de tarefas
longas e que precisam da ajuda dos adultos.
10) Ensinar as crianças a
controlarem as suas emoções. Nós precisamos ensiná-las a ser pessoas
que vivam baseadas nas verdades bíblicas e não nas suas emoções e nos seus
sentimentos, a encontrarem as suas verdades na Palavra de Deus. Elas precisam
aprender a entender os seus sentimentos, e a serem guiadas pelos caminhos
bíblicos. Nós precisamos ensiná-las a viver de acordo com aquilo que é justo e
reto.
“Quando um
nenê morre, ou é abortado, para onde vai sua alma?” [8]
A
maneira como esta pergunta foi feita indica uma certa ambiguidade a respeito do
relacionamento entre aborto e morte. Se a vida começa na concepção, então
aborto é um tipo de morte. Se a vida não começa senão com o nascimento, então,
obviamente, o aborto não envolve morte. A visão clássica do assunto é que a
vida começa com a concepção. Se isto é certo, então a questão da morte da
criança ou da morte pré-natal envolve a mesma resposta.
A
qualquer hora que um ser humano morre antes de alcançar a idade da
responsabilidade (que varia de acordo com a capacidade mental), precisamos
confiar em provisões especiais da misericórdia de Deus. A maioria das igrejas crê
que existe tal provisão especial da misericórdia de Deus. Esta posição não
envolve a suposição que as crianças são inocentes. Davi declara que ele nasceu
em pecado e foi concebido em pecado. Com isto ele estava se referindo
obviamente à noção bíblica de pecado original. Pecado original não se refere ao
primeiro pecado de Adão e Eva, mas ao resultado daquela transgressão inicial.
Pecado
original refere-se à condição de decaídos que afeta todo ser humano. Nós não somos pecadores porque pecamos, mas
pecamos porque somos pecadores. Isto é, nós pecamos porque nascemos com uma
natureza pecaminosa.
Embora
os infantes não sejam culpados de um pecado real, estão manchados com o pecado
original. Por isso, insistimos em que a salvação das crianças depende não de
sua suposta inocência, mas da graça de Deus.
Minha
igreja em particular crê que os filhos de crentes, que morrem na infância, vão
para o céu pela graça especial de Deus. O que acontece aos filhos dos
não-crentes é deixado na esfera do mistério. Talvez haja uma provisão especial
da graça de Deus para eles também. Certamente esperamos que sim.
Embora
tenhamos esperança nessa graça, há pouco ensino bíblico específico sobre a
matéria. As palavras de Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos porque dos tais
é o Reino dos céus” (Mt 19.14), nos dão algum consolo, mas não oferece uma
promessa categórica da salvação das crianças.
Quando
o filho de Davi e Bate-Seba foi levado por Deus, Davi lamentou: “Vivendo ainda
a criança jejuei e chorei porque dizia: Quem sabe se o Senhor se compadecerá de
mim, e continuará viva a criança? Porém, agora que é morta, por que jejuaria
eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim”
(2Sm 12.22-23).
Aqui
Davi declara sua confiança de que “eu irei a ela”. É uma referência levemente
velada à sua esperança de reunir-se com seu filho no futuro. Esta esperança de
uma reunião futura é a esperança gloriosa de todos os pais que perderam seus
filhos. É a esperança reforçada pelo ensino do Novo Testamento sobre a
ressurreição.
NOTAS:
[1] John B.
Leuzarder, O Evangelho para Crianças. São José dos Campos: Ed.
Fiel, 1998. p. 27. Ver também Dennis Gundersen, Pode uma criança ser
salva? São José dos Campos: Ed. Fiel, 1997. 64 p.
[2] Franklin
Ferreira, Teologia Sistemática. Apostila não-publicada. RJ: STBSB,
2000, pp. 139-141.
[3] Colin
Brown (ed.), Dicionário Internacional de Teologia do Novo
Testamento. Vol. 1. SP: Vida Nova, 1984. pp. 496-504.
[4] Peggy
Smith Fonseca. Pregando sem pregos. Apostila não-publicada.
RJ: UFMBB, s/d. pp. 1-2.
[5] Rusty Freeman, Ten Styles of
Children’s Sermons. PROCLAIM Vol.21, no4. Sunday School
Board of the SBC, Nashville, TN, 1991, p.38. Tradução e adaptação de Peggy Smith
Fonseca.
[6] John B.
Leuzarder, op. cit., São José dos Campos: Ed. Fiel, 1998. 31 p. Para uma
teologia cristã para crianças, ver Marian M. Schoolland, Conduzindo os
pequeninos a Deus: um livro de ensinamentos bíblicos para crianças. São
José dos Campos: Ed. Fiel, 1988. 173 p.
[7] Tedd
Tripp. Pastoreando o coração da criança. São José dos Campos,
Ed. Fiel, 1998. 228 p. Ver também Gary Smalley, A chave para o coração
de seu filho. Campinas: United Press, 1998. 186 p.
[8] R. C.
Sproul, Surpreendido pelo sofrimento: ouça o chamado de seu Pai amoroso
para suportar o sofrimento. São Paulo: Cultura Cristã, 1998. pp.
184-185.
Sugestões
Bibliográficas
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B. Lágrimas secretas: cura para as vítimas de abuso sexual na infância.
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Gary & CAMPBELL, Ross. As cinco linguagens do amor das crianças.
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GUNDERSEN,
Dennis. Pode uma criança ser salva? São José dos Campos, SP:
Fiel, 1997. 64 p.
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saudade e esperança. SP: Multiletra, 1996. 124 p.
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Jeremie. Por que o céu não cai? E outras perguntas de crianças. São
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LEUZADER,
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