Uma Breve reflexão sobre romanos 5. dos versos 17 - 18. Segundo a visão arminiana Paulo aqui estar fazendo uma defesa a expiação universal. Pois os versos 17 e 18 de romanos cap. 5 diz:
"Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de só, a saber, Jesus Cristo."
"Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida." (Rm. 5. 17,18).
Mas se lemos com calma o verso 17 vamos ver que o verso 17, explica o verso 18 e com isso nada ensina uma expiação universal do homem.
Veja o verso 17 nos diz: "Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que RECEBEM a abundância da graça e o dom da justiça..."
Perceba que quem recebe a graça, recebe o dom da justiça como o verso 18 descreve para justificação da vida.
Então a pergunta que tem que ser feita para os arminianos que creem na expiação universal é: Se Cristo morreu por todos, logo todos estão justificados diante de Deus, eles receberam a reconciliação e perdão de seus delitos e pecados e todos vão ser salvos e nenhum condenado. Mas a doutrina da Justificação, segundo o apóstolo Paulo, é pela fé. É por isso, que Paulo diz: "recebem a abundância da graça" (v.17) Então a pergunta é: Quem são esses que RECEBEM A ABUNDÂNCIA DA GRAÇA? Os eleitos, aqueles quem Deus salvou, antes da fundação do mundo, aqueles a quem Deus justificou, a justificação vem por intermédio da Fé. (Rm. 3.28/Gálatas 3.26).
Se "muitos" significa "todos" (v.18) logo, todos os homens estão justificado diante de Deus e já receberam o dom da graça e reinarão com Cristo (v.17). Mas o verso 17 de romanos 5 diz: "aqueles que recebem" (o verbo receber em grego é lambano) ou seja, este recebe a justiça de Deus, assim como estar escrito em romanos 3. 28 e gálatas 3. 26, pela fé o cristão (o eleito) recebe a justificação.
Logo, o "todos" que a parece no verso 18 de romanos 5, são os "muitos" que recebem a Cristo e assim foram justificados como diz no verso 19 de romanos 5.
Mas ai o arminiano diz eu não concordo com isso, pois a Bíblia diz que o Senhor não faz acepção de pessoas. Sim é verdade o texto de Tiago capítulo 2 fala sobre isso, mas o texto ai não estar falando nada de salvação.
Pois se eu caminhar nesta linha arminiana a minha pergunta vai te que ser: Segundo a Teologia arminiana a eleição ocorre, a partir do momento que Deus olha o futuro e vê a fé de tal pessoa e a mesma é salva mediante uma fé prevista. Então a pergunta é: Mas como isso pode ser possível, sendo que Deus não faz acepção de pessoas?
Então o texto de Tiago capítulo 2, não estar tratando de salvação de pessoas, quando o texto de Tiago cap. 2 verso 1 fala "Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas".
A palavra grega acepção é prosopolepsia, ou seja, o termo grego indica para nós, que Deus não leva em consideração as circunstâncias externas do gênero e nem seus méritos.
Pra Deus pouco importa se uma pessoa é rica ou pobre. Como o texto de Tiago capítulo 2 nos mostra. (Tg. 2. 1 - 8).
Deus, não faz acepção de pessoas, Deus escolhe incondicionalmente baseado unicamente na sua glória e soberania. Leia romanos 9. 11. Deus não leva em consideração cargo, obras ou qualquer coisa parecida. Deus escolhe mediante sua livre graça soberana e amor.
Então quando a Bíblia diz que Jesus morreu por todos...Todos os Eleitos.
É POR ELES QUE EU ROGO; NÃO ROGO PELO MUNDO, MAS POR AQUELES QUE ME DESTE, PORQUE SÃO TEUS. (PALAVRA DITA PELA BOCA DO NOSSO REDENTOR JESUS - JOÃO 17. 9)
Wilson Plaza.
Sem comentários:
Enviar um comentário