segunda-feira, 23 de julho de 2012

Sermão: A majestade de Deus

Miquéias cap.5.4

INTRODUÇAO:
Após analisar diversas sugestões quanto ao princípio central do calvinismo, o teólogo John Stott conclui: “Podemos seguramente afirmar que o princípio fundamental do calvinismo é a doutrina de Deus”. É verdade que todos os cristão, de certa forma, sustentam a soberania de Deus, mas são os reformadores que, de maneira especial, enfatizam a absoluta soberania da majestade de Deus. E o reverendo Hermisten Maia (Prof. Do centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper do Mackenzie) explica essa verdade da seguinte forma: Em contraste com o pelagianismo e o arminianismo, o calvinista afirma que a vontade humana não é livre e, portanto, o homem não toma a iniciativa em responder á redenção oferecida em Jesus Cristo. Além do mais, em contraste com certos tipos de evangelicalismo, o cristão reformado se concentra em Deus, e não em sua própria experiência. Não é minha conversão, minha fé, nem minha vida correta que contam em última análise. A bondade e a graça de Deus, bem como a vontade soberana de Deus, são a base de minha salvação.

Logo, a teologia reformada é, antes de tudo, teocêntrica, ao invés de antropocêntrica.

Tema: A MAJESTADE DE DEUS.

 1) A majestade de Deus nos fascina

Porque ela nos faz enxerga a nossa completa dependência de Deus. Paulo disse: Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela Fé no filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

Como é maravilhoso meus irmãos é saber que eu e você dependemos da graça de Deus.

  2) A majestade de Deus é soberana.

Deus é soberano em nossas vidas e decidir o que quer com o que são seus.

João cap.17.6 Diz: Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.

João cap.17.9 É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.

Não é o acaso que dirige sua vida, e sim o Deus soberano.
Alguns dizem que destino não existe outros dizem que quem faz o destino não é Deus e sim homem.

Mas Jeremias cap. 29.11 Diz: Eu é que sei que pensamento tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamento de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

Jeremias Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos.

Meu irmão e minha irmã de acordo com a visão reformada, se Deus não é soberano sobre a sua criação, tanto no que diz respeito ao governo quanto á redenção da mesma, então ele não é soberano de fato e, consequentemente, não é divino. Ao contrário do que alguns possam pensar, a soberania de Deus não indica apenas á verdade, ás artes, á moral, á educação, á ministração de sua graça e a todas as outras áreas da existência. Como dizia George Warfield “O calvinista é o homem que vê Deus por detrás de todo fenômeno, e em tudo que ocorre ele reconhece a mão de Deus operando a sua vontade.   

Todavia, essa ênfase na majestade de Deus, na soberania de Deus de forma alguma obscurece o valor do ser humano. Embora alguns entendam que a teologia reformada tenha uma concepção muito negativa da humanidade, o fato é que a mesma possui uma perspectiva tão nobre acerca do ser humano quanto as Escrituras permitem. A essência do valor da pessoa humana encontra-se naquilo que Deus atribuiu a ela, criando-a á sua imagem e enviando o seu filho para redimi-la por meio do seu sacrifício. Contudo, a dignidade humana não é inerente, mas dependente da grandeza e majestade de Deus.

 3) A majestade de Deus também é amor.

O profeta Isaias na sua oração ele disse: Em toda a angústia deles, foi ele angustiado, e o Anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor e pela sua compaixão, ele os remiu, os tomou e os conduziu todos os dias da antiguidade.

Jeremias 31.3 Diz: De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.

João cap.15.13 Diz: Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.

João cap.17.26 Diz Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja.

1joão cap.4.8 Diz: Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.

Esta afirmação de João tem levantado muito debate entre o cristão e o ateu..Porque o ateu diz como pode um Deus que é amor castigar..? Mas é precisamente desse Deus que age exatamente assim, que João está falando.

Meu irmão está é a majestade do amor de Deus, que é soberana e também nos fascina.


CONCLUSAO:

O aspecto mais importante da fé reformada é sua doutrina sobre Deus. George Warfield costumava dizer: “É a visão de Deus e de sua majestade... que jaz no fundamento da plenitude do pensamento calvinista”. Ou seja meu irmão e minha irmã  A verdade é que o modo como se entende a natureza e o caráter de Deus influencia a perspectiva que se tem sobre o próprio ser humano,sobre obra de Cristo,sobre a natureza da salvação e uma miríade de considerações teológicas, pois cada doutrina está conectada á outra. A teologia reformada aplica a doutrina da majestade de Deus integralmente a todas as outras doutrinas, tornando-a o seu princípio fundamental.

Wilson Plaza.
Sermão pregado na Igreja Presbiteriana em Coelho-IPC.
 

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