Muitos não sabem que o batismo tinha sido ministrado por mais de 1500 anos por aspersão e derramamento antes de João Batista nascer. Não sabem que não havia outra Bíblia até o ano 100 A. D., exceto a velha Bíblia chamada Escrituras, Torá. Não sabem que a “lei e os profetas” requer a aspersão e derramamento como forma de batizar, e que a água usada nestes cerimoniais tinha que ser pura e de ribeiros de água corrente. Não sabem que um sacerdote devia ter trinta anos de idade antes de sua dedicação para o sacerdócio. Não sabem que o lugar em que o eunuco foi batizado era deserto e não havia rio ali. Não sabem que “sepultado com Cristo” significa literalmente sepultado com ele “na morte”, e não na água. Não sabem que “no Jordão” tem o mesmo significado que “na Galiléia”, “em Samaria”. Nnão sabem que “muitas águas” em grego significa “muitas fontes” e não muita água (volume).
Batismo, o Sinal da Aliança da Graça
O Batismo é o sinal visível, da graça invisível na aliança “concerto, pacto” com Abraão e seus filhos na fé. É um sinal externo, de um concerto eterno, com o Deus eterno.
O que é batismo? O Batismo é o sinal visível, da graça invisível.
Batismo é o rito de ingresso na Igreja Visível de Jesus Cristo, sem o qual não se entra para a comunidade visível dos que professam a fé Cristã. Quanto a isso, todos os evangélicos concordam. Para o reformador João Calvino, batismo é o : “Sinal visível da graça invisível”. Primeiro vem a graça, pela operação interna do Espírito Santo, depois a aplicação de seu símbolo externo, o ato do batismo com água.
A Confissão de fé de HEIDELBERG fevereiro de 1563 assim se expressa:
“Cremos e confessamos que Jesus Cristo, o qual é “o fim da lei” (Rm. 10:4), derramou seu sangue, acabou com qualquer outro derramamento de sangue que se possa ou queira realizar para a propiciação e santificação dos pecados. Tendo abolido a circuncisão, que se praticava com sangue, ele instituiu em lugar dela o sacramento do batismo”.
“Por isso, Cristo mandou batizar todos os seus “em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo” (Mt.28:19) Somente com água. Dessa forma, ele nos da a entender que assim como a água tira a impureza do nosso corpo, quando derramada em nós, ... , assim o sangue de Cristo, através do Espírito Santo, lava a alma, purificando-a e limpando-a de todas as impurezas e iniqüidades...”. “Por isso, cremos que quem quer entrar na vida eterna, deve ser batizado uma só vez. O batismo não pode ser repetido, porque também não podemos nascer duas vezes e porque esse batismo tem utilidade não somente no momento em que o recebemos, mas durante a vida inteira”.
“Portanto, rejeitamos o erro dos anabatistas, que não se contentam com o batismo que uma vez receberam , e que além disso, condenam o batismo dos filhos pequenos dos crentes. Nós Cremos, porém, que eles devem ser batizados e selados com o sinal da aliança, assim como as crianças em Israel eram circuncidadas com base nas mesmas promessas que foram feitas a nossos filhos”.
W.G. SWIFT : “Depois de haver estudado a bíblia e os escritos de homens eruditos por mais de quarenta e cinco anos, tempo este que fiz uma excursão pelas terras da Bíblia, estou completa e claramente convencido de que o derramamento ou aspersão com água sobre uma pessoa em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, é o modo próprio de batismo, uma vez que derramamento e aspersão provêm da mesma palavra grega”.
Para reforçar essa opinião vou apresentar algumas afirmações de alguns dos mais eruditos mestres do Grego.
1. A primeira é do Léxico Grego e Inglês, de Robson, considerado um dos melhores sobre o NT. Diz ele: “Nas primeiras versões latinas do Novo Testamento, como por exemplo, a Ítala, que Sto. Agostinho considerava como a melhor de todas e que remota ao segundo século e ao uso ligado com a era apostólica, o verbo grego é apresentado uniformemente na forma latina nunca é traduzido por imergo ou por qualquer outra forma semelhante; demonstrando com isso que havia alguma coisa no rito do batismo com que a última não correspondia”. 2. As fontes batismais que ainda se encontram entre as ruínas das igrejas gregas mais antigas na palestina, como em Técoa e Gofna, e que remontam a tempos muito primitivos, não são suficientemente grandes de modo a admitir o batismo por imersão de uma pessoa adulta; e obviamente jamais foram designadas para este uso.
3. O Dr. Rice (em sua Polêmica com Campbell) diz: "já examinei todas as passagens na bíblia e nos escritos apócrifos dos judeus, onde a palavra é usada em sentido literal, sem referencia à ordenança do batismo cristão, e a minha convicção clara é que não há um único exemplo em que se possa provar signifique imergir; que todos os exemplos, exceto talvez um, quiçá duvidoso, pode-se provar, e tem sido provado, expressam a aplicação de água à pessoa ou coisa por derramamento ou aspersão”.
4. Extraí o seguinte do The Christian Standard, um dos principais jornais da Igreja Cristã, datada de 13 de fevereiro de 1932: “Parece-me que a palavra imersão nunca deve ser usada em uma discussão sobre o batismo Cristão. Eis a prova: em primeiro lugar não é um termo bíblico; nunca é usada na Versão Americana nem na edição revista”. Aqui, na própria fortaleza dos imercionista, entre os discípulos de Alexandre Campbell, é admitido o meu ponto de vista.
5. O Dr. Jacob Ditzler, um dos maiores mestres gregos dos dias modernos, diz enfaticamente em seus escritos que não existe nenhuma palavra grega para imersão no Novo Testamento.
6. W. G. Swift : “Quando eu era rapaz fui batizado por aspersão, e fiquei inteiramente satisfeito. Depois de ouvir muitas pregações que mandavam para o inferno os que não eram imersos, fui forçado a crer que eu estaria perdido se não mudasse minha opinião sobre batismo. Ninguém pode imaginar a tortura inútil que tive de suportar por muito tempo.
Resolvi deixar a bíblia solucionar o assunto, e não o homem. Fiquei convencido, pelo estudo do Velho Testamento, a única Bíblia que os profetas, João Batista, Jesus e os apóstolos possuíam, que não há uma única passagem nas escrituras, quer no Velho quer no Novo testamento, que prove ser a imersão o modo certo de batizar; que a imersão não simboliza o que Deus e o Filho do Homem pretendiam. A palavra “imergir” ou “imersão” não se encontra na Tradução do Rei Tiago, da Bíblia, considerada pelas maiores autoridades inglesas como a maior tradução que já foi dada ao mundo.
W. G. Swift : “Tendo estudado por mais de 40 anos as tradições bíblicas e tendo feito uma viagem pelas terras bíblicas, posso referir cerca de 40 tradições e costumes da palestina que estavam em uso antes de Cristo, e muitos continuam hoje, tais como duas mulheres moendo num moinho, aração feita com arado de um só cabo, homens saudando-se com ósculo santo, transporte de água e leite em odres de couro, cambistas, etc. Se o batismo fosse por imersão no período de Cristo, porque a maioria dos cristãos do mundo praticam a aspersão ainda hoje? Acompanha este trabalho uma pintura tipo desenho dos cristão primitivos encontrados nas catacumbas de Roma, uma das quais eu mesmo atravessei com uma candeia acesa. Muitos cristãos primitivos foram enterrados sob o solo durante aqueles dias terríveis de perseguição, nos três primeiros séculos este foi descoberto nas escavações das catacumbas e datam do primeiro século, duas destas obras, vê-se João Batista em terra seca derramando água sobre a cabeça de Jesus, e o desenho da pomba do Espírito sobre sua cabeça. Neste que acompanha este livreto, João está com água até os tornozelos derramando água sobre a cabeça do batizado. Este quadro é uma das mais antigas relíquias dos primeiros cristãos”.
Estas relíquias trazem a idéia clara insofismável do batismo dos primeiros cristãos.
“...Foram tais descobertas na palestina que levaram o Dr. Whitsit, por muito tempo professor no Seminário Batista de Lousville, Kentucky, a renunciar à imersão como verdadeiro modo de batismo”.
“Feirfield, um outro batista eminente, fez a mesma cousa. Ambos escreveram livros sobre esse assunto”.
“Durante minha viagem pela Palestina vi este quadro pendurado em algumas das igrejas. E cheguei mesmo a vê-lo pendurado no viaduto de uma estrada. Na Igreja de São Paulo, em Valleta, capital da ilha de Malta, vi uma estátua de Paulo e Públio, em tamanho natural logo no interior da porta da igreja. Paulo esta batizando Públio, derramando água na sua cabeça. O quadro do batismo de Cristo estava dependurado nos fundos da mesma igreja. Trouxe comigo das margens do rio Jordão, uma pedra em que este quadro está reproduzido. Em todas as terras da Bíblia por onde andei, não vi um só quadro que retratasse o batismo de Jesus que indicasse imersão.
Deus mandou Moisés que aspergisse água como símbolo de purificação e por toda a era profética os profetas ensinaram e praticaram a aspersão, porque João mudaria isso? Com certeza não mudou!
Os que praticam a imersão crêem que o Batismo representa o sepultamento e a ressurreição de Cristo. A morte e ressurreição são os fatos, o resultado é a purificação dos pecados. É isso possível ? Com base no fato da purificação dos pecados em Isaías 43:25, que é em nós aplicado pelo Espírito Santo? Particularmente eu creio, que está mais relacionado com a obra do Espírito Santo, que opera em nós a purificação dos pecados.
“O batismo com Espírito Santo; aplicando em nós a obra de Cristo nos lava e nos purifica de todo pecado”. João Batista afirma “Eu vos batizo com água, ( rito de purificação ) mas após mim vem um que é maior do que eu, ... ele vos batizará com o Espírito Santo e com Fogo...”. O profeta JOEL “derramarei do meu Espírito sobre toda carne”. O Espírito purificador foi derramado, se a realidade foi derramada logo o símbolo também deve ser; e não é mera lógica, leia: Lucas 3:16 “disse João, eu na verdade batizo “com água”, ... mas ele vos batizará “com o Espírito Santo”; se o mesmo verbo é usado nos dois batismos, por que com o Espírito é derramar, mas com água é “imergir”? Detalhe: pegue sua Bíblia, vá ao rodapé da página e veja o detalhe (1.=com, ou “em” ); por que esta tentativa de mudança? Se o texto original diz “Com!” (que neste caso é uma conjunção que indica modo, forma; e com jamais significaria “dentro de”, que daria a idéia de imersão, e sim usando água, “derramando água”, por isso esta tentativa de salvar o sentido desejado, em lugar do sentido original, que é “derramar água”, “com água” e não “em água”. O símbolo, o batismo “com água”, traz a idéia da realidade que é o batismo “com Espírito Santo”.
Resolvi deixar a bíblia solucionar o assunto, e não o homem. Fiquei convencido, pelo estudo do Velho Testamento, a única Bíblia que os profetas, João Batista, Jesus e os apóstolos possuíam, que não há uma única passagem nas escrituras, quer no Velho quer no Novo testamento, que prove ser a imersão o modo certo de batizar; que a imersão não simboliza o que Deus e o Filho do Homem pretendiam. A palavra “imergir” ou “imersão” não se encontra na Tradução do Rei Tiago, da Bíblia, considerada pelas maiores autoridades inglesas como a maior tradução que já foi dada ao mundo.
W. G. Swift : “Tendo estudado por mais de 40 anos as tradições bíblicas e tendo feito uma viagem pelas terras bíblicas, posso referir cerca de 40 tradições e costumes da palestina que estavam em uso antes de Cristo, e muitos continuam hoje, tais como duas mulheres moendo num moinho, aração feita com arado de um só cabo, homens saudando-se com ósculo santo, transporte de água e leite em odres de couro, cambistas, etc. Se o batismo fosse por imersão no período de Cristo, porque a maioria dos cristãos do mundo praticam a aspersão ainda hoje? Acompanha este trabalho uma pintura tipo desenho dos cristão primitivos encontrados nas catacumbas de Roma, uma das quais eu mesmo atravessei com uma candeia acesa. Muitos cristãos primitivos foram enterrados sob o solo durante aqueles dias terríveis de perseguição, nos três primeiros séculos este foi descoberto nas escavações das catacumbas e datam do primeiro século, duas destas obras, vê-se João Batista em terra seca derramando água sobre a cabeça de Jesus, e o desenho da pomba do Espírito sobre sua cabeça. Neste que acompanha este livreto, João está com água até os tornozelos derramando água sobre a cabeça do batizado. Este quadro é uma das mais antigas relíquias dos primeiros cristãos”.
Estas relíquias trazem a idéia clara insofismável do batismo dos primeiros cristãos.
“...Foram tais descobertas na palestina que levaram o Dr. Whitsit, por muito tempo professor no Seminário Batista de Lousville, Kentucky, a renunciar à imersão como verdadeiro modo de batismo”.
“Feirfield, um outro batista eminente, fez a mesma cousa. Ambos escreveram livros sobre esse assunto”.
“Durante minha viagem pela Palestina vi este quadro pendurado em algumas das igrejas. E cheguei mesmo a vê-lo pendurado no viaduto de uma estrada. Na Igreja de São Paulo, em Valleta, capital da ilha de Malta, vi uma estátua de Paulo e Públio, em tamanho natural logo no interior da porta da igreja. Paulo esta batizando Públio, derramando água na sua cabeça. O quadro do batismo de Cristo estava dependurado nos fundos da mesma igreja. Trouxe comigo das margens do rio Jordão, uma pedra em que este quadro está reproduzido. Em todas as terras da Bíblia por onde andei, não vi um só quadro que retratasse o batismo de Jesus que indicasse imersão.
Deus mandou Moisés que aspergisse água como símbolo de purificação e por toda a era profética os profetas ensinaram e praticaram a aspersão, porque João mudaria isso? Com certeza não mudou!
Os que praticam a imersão crêem que o Batismo representa o sepultamento e a ressurreição de Cristo. A morte e ressurreição são os fatos, o resultado é a purificação dos pecados. É isso possível ? Com base no fato da purificação dos pecados em Isaías 43:25, que é em nós aplicado pelo Espírito Santo? Particularmente eu creio, que está mais relacionado com a obra do Espírito Santo, que opera em nós a purificação dos pecados.
“O batismo com Espírito Santo; aplicando em nós a obra de Cristo nos lava e nos purifica de todo pecado”. João Batista afirma “Eu vos batizo com água, ( rito de purificação ) mas após mim vem um que é maior do que eu, ... ele vos batizará com o Espírito Santo e com Fogo...”. O profeta JOEL “derramarei do meu Espírito sobre toda carne”. O Espírito purificador foi derramado, se a realidade foi derramada logo o símbolo também deve ser; e não é mera lógica, leia: Lucas 3:16 “disse João, eu na verdade batizo “com água”, ... mas ele vos batizará “com o Espírito Santo”; se o mesmo verbo é usado nos dois batismos, por que com o Espírito é derramar, mas com água é “imergir”? Detalhe: pegue sua Bíblia, vá ao rodapé da página e veja o detalhe (1.=com, ou “em” ); por que esta tentativa de mudança? Se o texto original diz “Com!” (que neste caso é uma conjunção que indica modo, forma; e com jamais significaria “dentro de”, que daria a idéia de imersão, e sim usando água, “derramando água”, por isso esta tentativa de salvar o sentido desejado, em lugar do sentido original, que é “derramar água”, “com água” e não “em água”. O símbolo, o batismo “com água”, traz a idéia da realidade que é o batismo “com Espírito Santo”.
Em Atos 11:15-16, Pedro, neste passo, lembra-se que o batismo de João foi por aspersão, porque se em Jerusalém o batismo com Espírito Santo, foi por aspersão, “com o Espírito”, como “com água” pode significar imersão, se “com o Espírito Santo” significa derramar, aspersão? Atos 1:5, “O Espírito Santo veio sobre vós”, e Isaías 32:15, “Até que se “derrame sobre nós” o espírito lá do alto”.
O modo dos judeus se purificarem era por “aspersão”, derramamento, e significa purificar. Era tão comum que a bíblia menciona derramamento e aspersão mais de 200 vezes. Os judeus aspergiam as pessoas, os vasos, utensílios e o próprio santuário. Hebreus 9:19-21. E isto simbolizava a purificação do Espírito Santo. Em João 2:6 lemos, “Ora estavam ali colocadas seis talhas de pedra, que os judeus usavam nas purificações”. Na bíblia não vemos multidões de crentes indo ao rio para ser batizadas pelos discípulos, não fala de tanque, nem batistérios, são invenções modernas.
Os rituais de purificação dos judeus nos trazem alguma luz aos fatos. Assim como o cordeiro era um tipo de Cristo, o batismo com água tipifica o batismo com o Espírito santo.
Vejamos Isaías 44:3, “Derramarei água sobre o sedento, derramarei o meu Espírito sobre a sua posteridade, e a minha benção sob os teus descendentes”, etc. João Batista disse: “Para que ele fosse manifesto a Israel, é que eu vim batizando com água”. Manifestado como? Que tipos era comum aos israelitas? 1ª Pedro 1:2 diz, “...para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo”. Por que se mudaria a forma do ritual, quando a realidade ritualística judaica requer aspersão? Isaías diz: “Ele borrifará muitas nações”. Isto denota a forma clara dos ritos purificadores dos israelitas, aspergindo ou batizando “com água”. E significa que o Cristo purificaria as nações.
Um argumento lógico: Deus jamais estabeleceria para sua igreja uma ordem que não pudesse ser cumprida em todo lugar. Como praticar a imersão nos Pólos no Alasca? Se alguém for imerso nesta região, quando sair de dentro da água morre congelado! O que fazer nos grandes desertos, onde não há água “nem para beber”? Já para a aspersão isso é muito simples.
Um fato lógico e evidente: Em Atos 10:31-45 Pedro dava testemunho na casa de Cornélio: “...Enquanto Pedro ainda falava estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Admiraram os crentes que eram da circuncisão, quando vieram com Pedro, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo...” e Atos 11:15-16 “...Quando, porém comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre Eles, como também sobre nós no princípio. Lembrei-me da palavra do senhor, como disse: João, na verdade batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo”. Se isso ainda não for suficiente para mostrar a relação do batismo com água com o batismo com o Espírito Santo (“derramarei” e “desceu sobre eles”) não sei se poderei ajudá-lo, mas não desistirei. Sepultados e batismo não tem relação; sepultamento é símbolo de morrer com Cristo e não de batizar.
O modo dos judeus se purificarem era por “aspersão”, derramamento, e significa purificar. Era tão comum que a bíblia menciona derramamento e aspersão mais de 200 vezes. Os judeus aspergiam as pessoas, os vasos, utensílios e o próprio santuário. Hebreus 9:19-21. E isto simbolizava a purificação do Espírito Santo. Em João 2:6 lemos, “Ora estavam ali colocadas seis talhas de pedra, que os judeus usavam nas purificações”. Na bíblia não vemos multidões de crentes indo ao rio para ser batizadas pelos discípulos, não fala de tanque, nem batistérios, são invenções modernas.
Os rituais de purificação dos judeus nos trazem alguma luz aos fatos. Assim como o cordeiro era um tipo de Cristo, o batismo com água tipifica o batismo com o Espírito santo.
Vejamos Isaías 44:3, “Derramarei água sobre o sedento, derramarei o meu Espírito sobre a sua posteridade, e a minha benção sob os teus descendentes”, etc. João Batista disse: “Para que ele fosse manifesto a Israel, é que eu vim batizando com água”. Manifestado como? Que tipos era comum aos israelitas? 1ª Pedro 1:2 diz, “...para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo”. Por que se mudaria a forma do ritual, quando a realidade ritualística judaica requer aspersão? Isaías diz: “Ele borrifará muitas nações”. Isto denota a forma clara dos ritos purificadores dos israelitas, aspergindo ou batizando “com água”. E significa que o Cristo purificaria as nações.
Um argumento lógico: Deus jamais estabeleceria para sua igreja uma ordem que não pudesse ser cumprida em todo lugar. Como praticar a imersão nos Pólos no Alasca? Se alguém for imerso nesta região, quando sair de dentro da água morre congelado! O que fazer nos grandes desertos, onde não há água “nem para beber”? Já para a aspersão isso é muito simples.
Um fato lógico e evidente: Em Atos 10:31-45 Pedro dava testemunho na casa de Cornélio: “...Enquanto Pedro ainda falava estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Admiraram os crentes que eram da circuncisão, quando vieram com Pedro, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo...” e Atos 11:15-16 “...Quando, porém comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre Eles, como também sobre nós no princípio. Lembrei-me da palavra do senhor, como disse: João, na verdade batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo”. Se isso ainda não for suficiente para mostrar a relação do batismo com água com o batismo com o Espírito Santo (“derramarei” e “desceu sobre eles”) não sei se poderei ajudá-lo, mas não desistirei. Sepultados e batismo não tem relação; sepultamento é símbolo de morrer com Cristo e não de batizar.
Wilson Plaza
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