quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

CREDOS

CREDO APOSTÓLICO

Este credo é chamado apostólico, não porque foi escrito pelos apóstolos, mas porque contém a doutrina que eles ensinavam. Este credo é muito antigo e passou por várias modificações. A sua forma atual data do século V.

01. Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra;
02. e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor;
03. que foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria;
04. padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao inferno;
05. no terceiro dia ressurgiu dos mortos;
06. subiu ao céu e esta sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso;
07. donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
08. Creio no Espírito Santo;
09. na santa igreja universal de Cristo, a comunhão dos santos;
10. na remissão dos pecados;
11. na ressurreição da carne
12. e na vida eterna. Amém.

CREDO NICENO
O Credo Niceno foi adotado pela Igreja de Cristo como resposta contra vários ensinos falsos, como os de Ário, que negou a divindade de Jesus Cristo. A heresia dele foi condenada no Concílio de Nicéia no ano 325. A forma atual deste credo se desenvolveu alguns anos mais tarde.
01. Cremos em um só Deus, Pai Todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.
02. Cremos em um só Senhor Jesus Cristo, o único Filho de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos, Deus de Deus, luz de luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus; gerado, não criado, de igual substância do Pai; por Ele todas as coisas foram feitas. Por nós, homens, e por nossa salvação, Ele desceu do céu e se fez carne, pelo Espírito Santo, da virgem Maria, e se tornou homem. Também por nós, foi crucificado sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. Ressurgiu no terceiro dia, conforme as Escrituras. Subiu ao céu, está sentado à direita do Pai e de novo há de vir, com glória, para julgar os vivos e os mortos, e seu reino não terá fim.
03. Cremos no Espírito Santo, Senhor e Vivificador, que procede do Pai e do Filho, e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; que falou através dos profetas. E numa só igreja, santa, universal e apostólica. Confessamos um só batismo para remissão dos pecados.
Esperamos a ressurreição dos mortos e a vida do século vindouro. Amém.
CREDO ATANASIANO
Atanásio foi um ministro fiel que tomou uma posição firme contra as heresias de Ário. Ele defendeu o ensino bíblico sobre a Trindade e sobre a natureza divina de Jesus de Cristo dizendo que ele é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Na sua forma atual o Credo Atanasiano data do século VI.
01. Qualquer um que quer ser salvo, antes de tudo deve seguir a fé universal:
02. aquele que não a guardar integral e intata, sem dúvida perecerá eternamente.
03. A fé universal é esta: que adoremos o único Deus na Trindade e a Trindade na Unidade,
04. não confundindo as Pessoas, nem separando o Ser.
05. Pois, uma é a Pessoa do Pai, outra a do Filho e outra a do Espírito Santo;
06. mas o Pai e o Filho e o Espírito Santo possuem uma só divindade, igual glória e igual majestade eterna.
07. Assim como é o Pai, assim é o Filho, assim é também o Espírito Santo.
08. Incriado é o Pai, incriado o Filho, incriado o Espírito Santo;
09. imenso é o Pai, imenso o Filho, imenso o Espírito Santo;
10. eterno é o Pai, eterno o Filho, eterno o Espírito Santo;
11. contudo, eles não são três eternos, mas um só eterno;
12. como não são três incriados nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso.
13. igualmente o Pai é todo-poderoso, o Filho é todo-poderoso, o Espírito Santo é todo-poderoso;
14. contudo eles não são três todo-poderosos, mas um só todo-poderoso.
15. Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus;
16. contudo eles não são três deuses, mas um só Deus.
17. Assim o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor;
18. contudo eles não são três Senhores, mas um só Senhor.
19. Pois assim como nós somos compelidos, pela verdade cristã, a confessar cada Pessoa singular como Deus e Senhor,
20. assim nos é proibido, pela fé universal, falar de três deuses ou três Senhores.
21. O Pai não foi feito por ninguém, nem criado, nem gerado.
22. O Filho não foi feito, nem criado, mas gerado, somente pelo Pai.
23. O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado pelo Pai e Filho, mas está procedendo deles.
24. Então, um só Pai, não três Pais; um só Filho, não três Filhos; um só Espírito Santo, não três
25. Espírito Santos.
26. E nesta Trindade não há nada anterior ou posterior, nem maior ou menor,
27. mas todas estas três Pessoas têm a mesma eternidade e igualdade.
28. Por isso, como já foi dito, seja venerada, em tudo, a Unidade na Trindade, assim como a Trindade na Unidade.
29. Portanto, quem quer ser salvo, deve reconhecer assim a Trindade.
30. Mas é necessário para a salvação eterna, crer também fielmente na encarnação do nosso Senhor Jesus Cristo.
31. Então, a verdadeira fé é que cremos e confessamos que nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é igualmente Deus e homem.
32. Ele é Deus da substância do Pai, gerado antes de todos os tempos, e Ele é homem da substância da mãe, nascido no tempo;
33. perfeito Deus, perfeito homem, subsistindo de alma racional e carne humana;
34. igual ao Pai, visto a natureza divina; menor que o Pai, visto a natureza humana.
35. Ele, mesmo sendo Deus e homem, não é dois mas um só Cristo.
36. Ele é um, não por ser convertida a Divindade em carne, mas porque Deus assumiu a natureza humana;
37. Ele é um, não por confusão da substância, mas pela unidade de uma Pessoa.
38. Pois assim como a alma racional e a carne são uma Pessoa, assim Deus e homem são um só Cristo.
39. Ele padeceu por nossa salvação, desceu ao reino dos mortos, ressurgiu dos mortos no terceiro dia,
40. subiu ao céu, está sentado à direita de Deus Pai, Todopoderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos:
41. com a vinda dEle todas as pessoas vão ressurgir com seus corpos e dar contas de seus próprios atos;
42. os que tiverem feito o bem, entrarão na vida eterna, os que tiverem feito o mal no fogo eterno.

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